quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Tarte dos Namorados

- 300 gr açúcar,
- 125 gr amêndoa com pele,
- 125 gr abóbora cristalizada,
- 4 ovos,
- 50 gr manteiga,
- 50 gr farinha.

Leva-se o açúcar ao lume com um pouquinho de água até derreter.Pica-se a amêndoa com a pele no 123 (mas não deixar fazer farinha, picado mas que se note a amêndoa), e a abóbora também.Junta-se a amêndoa e a abóbora ao tacho com o açúcar e vai mais um bocadinho ao lume. Bate-se os 4 ovos e junta-se na mistura anterior, com cuidado e mexendo sempre para não talharem. Vai ao lume mais um pouco.Por fim juntam-se as 50 gr manteiga (que como a mistura está quente derrete num instante) e a farinha.Põe-se numa forma untada e polvilhada com farinha e vai ao forno.Não deixar cozer demasiado, eu pus +- a 180graus durante 20 minutos.Desenformar e polvilhar com açúcar em pó (facultativo, é só para decorar mesmo).

terça-feira, 30 de outubro de 2007

"Bavaroise" de Ananás

Numa tigela em que vai ficar o doce, deitar o sumo de uma lata de ananás. Juntar um pacote de gelatina de ananás e mexer bem. Juntar uma lata de leite condensado e envolver tudo. Juntar açúcar e pedacinhos de ananás a gosto e mexer.
À parte, batem-se 4 claras em castelo que posteriormente se envolvem no preparado.
Colocar algumas rodelas de ananás por cima a enfeitar, levar ao frio e já está!

Gelatina com Natas e Bolacha

De véspera fiz duas gelatinas diferentes. Neste caso escolhi uma de morango e outra de ananás. Deixei solidificar.
No dia a seguir, numa tigela grande vou juntando pedaços das duas gelatinas, bolachas em pó e/ou esmigalhadas e natas. Vai alternando às camadas terminando com a camada da bolacha. Levar novamente ao frigorífico e servir fresco/frio.
Fica óptimo!

Gelatina com Pêssego

Fiz a gelatina (de pêssego) como vem indicado no pacote. No entanto, antes de deixar solidificar juntei pedaços de pêssego. Coloquei no frigorífico para fixar sólida e já está, fica óptima! É muito bom saborear a gelatina com os pedacinhos da fruta lá dentro.

domingo, 21 de outubro de 2007

Bacalhau à Braz

Faço um refogado com muita cebola e alho picados em azeite. Quando alourar tudo, coloco o bacalhau previamente demolhado e em lascas (geralmente compro daquele que já está desfiado). Deixar cozinhar um pouco e juntar um pacote médio/pequeno de batata frita palha (do pacote). Envolver tudo. Préviamente bateram-se 3 ou 4 ovos que agora se deitam sobre o preparado do bacalhau e das batatas. Envolver lentamente em lume brando e juntar algumas azeitonas. Colocar salsa picada e está prontoa servir. Pode colocar-se numa travessa e enfeitar com mais azeitonas e salsa.



Lasanha (à minha maneira ou igual a todas as outras)

No supermercado comprei uma caixa de 500 gr de massa para lasanha, previamente cozida. Comprei também uma embalagem de molho béchamel.
Em casa fiz um refogado com alho picado, cebola picada, louro, alho francês cortado às rodelinhas e chouriço partido aos bocadinhos (pode ser bacon ou presunto, sempre aos pedacinhos). Juntei um pacote de polpa de tomate e deixei refogar mais um pouco. Coloquei a carne picada, préviamente temperada com sal, piri-piri (q.b) e louro e deixa-se cozinhar juntando um pouco de vinho branco.
Quando a carne estiver cozinhada, colocar no fundo duma travessa de ir ao forno, de preferência rectangular, um pouco de azeite e molho béchamel. Colocar as tiras da massa, a forrar o fundo, colocar carne por cima, tiras novamente, molho béchamel, tiras, carne, molho béchamel, tiras, molho béchamel, queijo ralado e pão ralado. Vai ao forno durante cerca de meia-hora e está pronto.
(Nota: as camadas são ao gosto pessoal de cada um, esta ordem pode ser alterada bem como os ingredientes que se colocam entre as mesmas!)

domingo, 14 de outubro de 2007

Empadão de Pescada e Camarão

A Carla deu-me esta receita deliciosa:

Cozi 3 postas de pescada. Fiz o puré de batata com a água em que cozi a pescada. Numa frigideira: azeite, cebola muito fininha, a pescada desfiada e uns camarões pequeninos e fui regando também com a água da cozedura da pescada.
Num tabuleiro coloquei o puré e a pescada desfiada já apuradinha e mais uma camada de puré e queijo ralado por cima vai ao forno cerca de 15 m.

Eu acrescentei algumas coisas:

Como estava com pressa fiz puré de batata do pacote.
Ao refugado juntei alho, alho francês e delícias do mar. Quando coloquei a pescada e o camarão, acrescentei tomate aos pedaços, sal e piri-piri q.b.

Fica óptimo!

Bolo Holandês

Podem não acreditar mas esta receita foi retirada deste livro que tinha cá em casa. Deram-mo quando tinha cerca de 15 anos e na altura fiquei muito "contente"... É a 17ª edição e descobri que ainda se vende e que vai na 19ª edição.

A receita 'diz o seguinte':

"Amassa-se 125 gr de manteiga com 300 gr de açúcar. Depois de bem amassada, juntam-se dois ovos inteiros bem batidos e, continuando a bater, vão-se juntando dois decilitros de leite, uma colher de chá de canela e umas pedrinhas de sal. Em seguida, adicionam-se 300 gr de farinha e uma colher de sopa de fermento. A uma parte da massa juntam-se 100 gr de chocolate em pó. Numa forma untada com manteiga e polvilhada de farinha deita-se metade da massa sem chocolate, por cima desta a que tem chocolate e, por último o resto da massa. Vai ao forno a cozer brandamente (eu cozi durante 20 mn a 200º). Depois de cozido e desenformado, enfeita-se com frutas cristalizadas (eu não pus porque cá em casa detestamos frutas cristalizadas)".


Estranhos "mitos"

Este que a minha mãe me 'ensinou' e do qual não me consigo desfazer: que enquanto não se terminar o bolo/doce/sobremesa, "não se pode" deitar fora as cascas dos ovos pois se o fizermos, sai tudo mal feito...

E não é que até hoje não consigo deitar as cascas dos ovos fora?!

sexta-feira, 12 de outubro de 2007

Dourada no Forno

Esta receita foi retirada dum pacote de polpa de tomate.

- 2 Douradas médias ou 1 bem grande,
- 600 gr de polpa de tomate,
- 5 dentes de alho descascados,
- louro (o que se quiser),
- 2 cebolas em cubinhos,
- 1 dl de azeite,
- sal e pimenta q.b.
- coentros.

Dar três golpes na parte de cima da(s) Dourada(s) e colocar uma folha de louro no seu interior.
Forrar o fundo de um recipiente próprio para o forno com cebola, polpa de tomate, os dentes de alho e uma folha de louro.
Dispôr a(s) Dourada(s) por cima deste preparado, regar com azeite, temperar com sal e pimenta e colocar alguns coentros por cima.
Levar ao forno e ir virando a(s) Dourada(s) até estarem assadas.
Acompanhar com batatas com pele, lavadas e envolvidas de sal grosso, assadas em cerca de 7 minutos.


quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Ajuda, colaboradora, autora, amiga

é o que a querida amiga Carla Isabel vai passar a ser deste 'blog'!
Já aqui pus algumas receitas que me foram dadas pela Carla e garanto-vos que ela tem imenso jeito e sabe dumas comidinhas práticas e deliciosas!
Bem vinda amiga, estou muito contente por estares aqui :)

sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Lombinho de porco assado

Mais uma receita da minha mãe e tal como a mousse de chocolate, é provável que seja igual a tantas outras deste genero.

Barrar o lombo com alho picado (por vezes compro o lombo já às fatias - manias, eu sei!!!), sal, colorau, louro e vinho branco q.b. Eu decidi acrescentar sumo de meio limão, um pouco de piri-piri e um pouco de banha. Deixar a marinar, de preferência, de um dia para o outro mas pode ser feito na hora ou algum tempo antes.

Num tacho, colocar azeite, óleo, margarina e duas cebolas pequenas inteiras. Colocar o lombo no tacho e ir virando até ficar 'dourado'. Quando estiver 'dourado', colocar água até tapar o lombo, para cozer a carne durante cerca de 1 hora. Quando a água secar e estiver um molho no fundo do tacho, está pronto.

(Nota: se necessário ir acrescentando água até o lombo cozer mas não convém colocar demasiada porque pode retirar o sabor ao lombo).


Bolo de Maçã com Canela

Vi esta receita de Bolo de Maçã no blog de Culinária da Clara e da Margarida que foi enviada por uma leitora e decidi fazê-la hoje porque me pareceu muito simples. No entanto fiz algumas alterações que indico a 'bold'.

Ingredientes (com as quantidades propositadamente colocadas em contagem decrescente):

- 10 colheres de sopa de farinha,

- 8 colheres de sopa de açucar,

- 6 colheres de sopa de leite,

- 4 colheres de sopa de óleo,

- 2 ovos,

- 1 colher de chá de fermento em pó,

- 1 pau de canela,

- canela q.b.,

- uma maçã aos gomos pequenos para misturar na massa.

Preparação:

Liga-se o forno nos 180º.
Mistura-se bem todos os ingredientes.
Verte-se o preparado para uma forma de bolo inglês previamente untada e peneirada com farinha. Por cima, decora-se com maçã cortada às meias-luas fininhas. Vai ao forno durante 40 minutos.
Retira-se para arrefecer. Desenformar e está pronto!

quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Arroz de Açafrão

- 200 gr arroz,
- ½ cebola,
- manteiga q.b.,
- açafrão q.b.

Picar a cebola e refogá-la na manteiga. Acrescentar o arroz e o açafrão. Temperar com sal e envolver bem até 'fritar' um pouco. Juntar a água a ferver e deixar cozinhar durante 12 minutos, em lume brando. Rectificar os temperos e servir.

(Adoro este arroz, o sabor do açafrão é único!).

Envio de receitas

Como devem calcular, nem sempre há imaginação ou tempo para receitas novas. Por isso, sintam-se à vontade para enviar novas receitas que eu depois publico aqui, fazendo referência a quem enviou (como é óbvio!).
Obrigada!

quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Galinha com puré de legumes e cotovelinhos (bebé)

Cozer a galinha num tacho (perna ou peito, tanto faz) e guardar o caldo. Noutro tacho cozer os cotovelinhos.

Com o caldo da cozedura da galinha, cozer uma batata, uma cenoura, meia cebola, um dente de alho, algumas ervilhas e um pouco de courgette.

Desfiar a galinha e/ou 'triturá-la' na '1-2'-3' e reduzir os legumes a puré com a varinha mágica.

E, mais uma vez, temos um prato com três coisas diferentes. Nestes casos, não há grandes variações, os legumes, a carne e a massa é que vão variando mas prometo encontrar 'coisas novas'!

segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Frango com puré de legumes e massinhas (bebé)

Colocar azeite no fundo de um tacho. Por cima colocar um pouco de cebola, um dente de alho, uma cenoura pequena às rodelinhas, um pedaço de courgette às rodelas (com casca), meia batata doce às rodelas, metade de uma maçã aos cubinhos, um pouco de espinafres (pus 2 'bólinhas' dos congelados) e um bocadinho de alho francês às rodelas. Colocar o frango (um pedaço ou bifes) e ir refogando tudo. Quando alourar juntar um pouco de água a cobrir os legumes e deixar cozer tudo. Retirar o frango e colocá-lo na '1-2-3' para picar. Passar os legumes com a varinha mágica de forma a ficar um puré consistente mas não totalmente triturado.
Num outro tacho cozeu-se um pouco de massinhas pequeninas (neste caso, fiz estrelinhas).

No fim, juntar no pratinho do bebé um pouco da carne passada, do puré de legumes e das massinhas. E assim se tem um prato com três coisas diferentes.

O filhote adorou! (para variar).


LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Cozinha - O Coração da Casa - www.wook.pt
Pronto a Comer - www.wook.pt
Ingrediente Secreto - www.wook.pt
Em 30 Minutos com Jamie Oliver - www.wook.pt