sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Salmonete e Sargo grelhados com Arroz de Tomate

Pode parecer uma combinação estranha mas o maridão foi à pesca e o que veio à rede foi um belo Salmonete e um lindo Sargo.

No próprio dia da pescaria grelhámos os dois peixinhos que dividimos entre nós e que foram acompanhados por um belo Arroz de Tomate (receita da minha mãe).


O Arroz pode ser feito com polpa de tomate, tomate pelado enlatado ou tomate fresco maduro.
Num tacho colocar cebola picada, um ou dois dentes de alho picados, uma folha de louro e um pouco de azeite. Colocar ao lume e deixar alourar. Quando estiver alourado, juntar o tomate e um bocadinho de água. Deixa-se cozinhar um pouco e depois colocar água quente e deixar ferver. Coloca-se o arroz e deixa-se cozer. Pôr sal q.b. e deixar destapado para secar.


Em relação ao peixe, grelhámos 'normalmente' apenas temperámo-lo com sal. Ficou óptimo e é uma refeição muito saudável!


domingo, 25 de novembro de 2007

Bolo de Iogurte

Ingredientes:

- 2 iogurtes (naturais ou do sabor que se quiser),

- 1/2 copo (do iogurte) de óleo,

- 3 copos rasos de açúcar,

- 4 copos rasos de farinha,

- 4 ovos,

- 1 copo raso de côco ralado (facultativo),

- 2 colheres de chá de fermento em pó.

Misturam-se todos os ingredientes e mexe-se muito bem até a massa formar bolhas. Deita-se a massa numa forma untada com margarina e polvilhada com farinha e leva-se a cozer durante cerca de 30/40 mns a 180º. Depois do bolo estar cozido, desenforma-se e polvilha-se com açúcar em pó, 'missangas' ou como se quiser.


domingo, 18 de novembro de 2007

Bacalhau à Minho

Depois de demolhado, passar as postas de bacalhau por farinha e fritar em óleo ou azeite. Retiram-se as postas do óleo/lume.
No mesmo óleo/azeite onde se fritou o bacalhau, colocar 3 cebolas médias cortadas às tiras e 4 dentes de alho picados. Deixar alourar.
Para servir o bacalhau há duas opções ao gosto de cada um:
- ou se colocam as postas do bacalhau, depois de fritas, na frigideira onde a cebola e os alhos alouraram,
- ou se colocam as postas do bacalhau numa travessa e o molho da cebola e dos alhos à parte para que cada um se sirva como quiser.
Acompanha com batatas fritas às rodelas.

Castanhas Cozidas

Comprei 1 Kg de castanhas que lavei. Dei-lhes um pequeno corte lateral. Coloquei ao lume cerca de 1,5 lt de água (pode ser "a olho") com três colheres de chá de erva doce e a mesma quantidade de sal (pode variar, de acordo com os gostos de cada um). Quando a água ferveu, juntei as castanhas que ficaram a cozer durante cerca de vinte minutos (dependendo do fogão e do bico, convém 'controlar' para que não fiquem em papa). E estão prontas a comer!

quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Conversão de medidas

Recebi, através da mailing list da Oliveira da Serra, uma tabela com a conversão de medidas e pareceu-me útil colocá-la aqui. Espero que seja útil e que se consiga ler bem, senão, terei de colocar aqui em texto.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Cozinha - O Coração da Casa - www.wook.pt
Pronto a Comer - www.wook.pt
Ingrediente Secreto - www.wook.pt
Em 30 Minutos com Jamie Oliver - www.wook.pt