terça-feira, 10 de junho de 2008

Empadão de Carne - Puré de Batata

Podem não acreditar mas foi a primeira vez na minha vida que fiz puré de batata* (!!!). Saíu bem e serviu para fazer este empadão com restos de carne assada que tinha no frigorífico e pedaços de chouriço cortados em quartos.
O Puré de Batata:
Descasquei, lavei e cozi as batatas. Depois de cozidas, escorri a água e "amassei-as" com o instrumento culinário que podem ver nas fotos e cujo nome eu não sei! Juntei ao puré um pouco de leite e um pouco de margarina e mexi muito bem para envolver tudo. Temperei com sal, pimenta e noz-moscada até o puré ficar fofo, sem um ar 'seco'.
A Carne:
Levei ao lume, com margarina e azeite, metade de uma cebola e dois dentes de alho picados. Deixei refogar até alourar e juntei os restos da carne assada préviamente desfiada e/ou picada. Mexi tudo muito bem e juntei um pouco de polpa de tomate. Temperei com sal e deixei alourar cerca de 10 minutos em lume médio, mexendo de vez em quando.
O Empadão:
Deitei uma camada de puré num pirex e alisei, por cima deitei a carne, tapei com o restante puré, coloquei algumas tiras fininhas de chouriço e pincelei tudo com um ovo mexido. Levei ao forno a alourar durante cerca de 30 minutos a 250º ou cerca de 10/15 minutos no caso de ligar o 'grill' do forno.


* ADENDA - Puré de Batata "verdadeiro". Já tinha feito muitos purés de Batata mas do pacote e/ou congelado...

domingo, 1 de junho de 2008

Solha frita com Arroz de Espinafres

Retirei esta receita do 'site' da Vaqueiro. Na receita original referem como exemplos de peixe para fritar o peixe galo, a maruca e o pargo. Eu usei a Solha porque é um peixe de que gostamos bastante, é muito branquinho e saboroso (compro congelada, às postas). Por norma, só comia Solha em restaurantes mas depois pensei cá para comigo que não devia ser assim tão difícil preparar este peixe. E assim foi, 'saíu-me melhor que a encomenda' e agora costumo fazer cá em casa porque é realmente muito simples e todos nós gostamos muito!

Ingredientes para 4 pessoas:

- 100 g de cebola picada,
- 2 a 3 dentes de alho,
- Azeite q.b.,
- 300g de espinafres em folha (eu usei duas porções dos congelados e foi mais que suficiente),
- 3 chávenas almoçadeiras de água,
- sal q.b.,
- 1 chávena almoçadeira de arroz carolino,
- óleo para fritar o peixe,
- 4 a 8 postas de Solha
- farinha de milho,
- 1 colher de chá de colorau,
- pimenta q.b.,
- sumo de um limão médio.

Preparação:

Leve a cebola ao lume com os dentes de alho picados e o Azeite. Logo que estiver tudo dourado, junte as folhas de espinafres, tape o tacho e deixe refogar um pouco, mexendo de vez em quando. Regue com a água a ferver e tempere com sal. Quando retomar fervura, introduza o arroz, mexa, volte a tapar o tacho e deixe cozinhar sobre lume brando durante 12 a 13 minutos.
Entretanto, ponha uma frigideira ao lume com o óleo, tempere o peixe com sal (eu deixei o peixe a marinar a tarde toda em sal, limão e um pouco de pimenta).
Misturar um punhado de farinha de milho com o colorau e passar as postas de peixe de ambos os lados pela farinha, sacudindo bem o excesso.
Fritei o peixe de ambos os lados no óleo quente e deixei escorrer sobre papel absorvente.
Está pronto!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Cozinha - O Coração da Casa - www.wook.pt
Pronto a Comer - www.wook.pt
Ingrediente Secreto - www.wook.pt
Em 30 Minutos com Jamie Oliver - www.wook.pt