sábado, 31 de janeiro de 2009

Serradura

Esta receita é do mais trivial e simples que pode existir. Foi-me dada por uma colega mas encontra-se facilmente na net...
A saber:
Ingredientes:
Natas: 2 pacotes.
Leite condensado: 1 lata.
Bolacha Maria: 1 pacote.
Preparação:
Bater bem as natas.
Juntar a lata de leite condensado e mexer muito bem.
Juntar as bolachas trituradas, misturar bem e levar ao frigorífico. Eu acrescentei parte das bolachas trituradas por cima do doce.

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Risotto de Frango com Espinafres e Espargos

Comecei por me inspirar num Gratinado de Frango com Espinafres da Eliana Scaramal e acabei a fazer um Risotto de Frango com Espinafres e Espargos.
Refoguei dois dentes de alho e metade duma cebola média em azeite. Quando começaram a alourar coloquei os pedaços de frango (bifes e peito que cortei préviamente) e deixai fritar um pouco. Adicionei sal q.b. bem como oito espargos cortados e quatro porções de espinafres congelados.
Quando percebi que tudo estava cozinhado, juntei um litro de água a ferver e assim que a comida começou a ferver juntei o Risotto (este pacote era de 500 gr. e eu colquei quase a totalidade, talvez 350 gr ou 400 gr) e deixei cozer durante dez minutos. Ficou muito saboroso e nada seco. As crianças (e os adultos) cá de casa adoraram...

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Macarrão com Salsichas

Num tacho fiz um refogado com metade duma cebola e dois dentes de alho que levei a alourar em azeite. Juntei cogumelos laminados duma lata pequena bem como quatro rodelas de ananás cortado às tirinhas e oito salsichas cortadas às rodelas.
Quando tudo começou a alourar, juntei um pouco do sumo do ananás bem como quatro folhas médias de couve cortadas em juliana e deixei refogar um pouco. Passados dez minutos juntei um pouco de polpa de tomate. Mais uma vez deixei refogar (cerca de dez minutos) e juntei um pouco de leite. Quando o molho que se formou começou a evaporar juntei água quente que assim que começou a ferver, juntei o macarrão e deixei a massa cozer (cerca de dez minutos) deixando ainda um pouco de molho.
Está pronto, é muito rápido e prático de se fazer e o filhote come tudo isto muito bem!

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

A minha "chocolate moose"


A minha "chocolate moose", upload feito originalmente por Avalon74.

Neste fim-de-semana apeteceu-me fazer a minha mousse de chocolate do costume... Ficou deliciosa e consistente mesmo tendo sido feita com uma tablete de chocolate para culinária do "Minipreço"...

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Pão com...

Esta receita é da avó do meu marido e na verdade foi ele que a pôs em prática... A avó S. deu-nos uma embalagem com torresmos para este propósito mas podíamos ter colocado dentro do pão qualquer outra coisa (chouriço, por exemplo) ou mesmo nada que fica bom na mesma.
Fomos ao Pingo Doce e na parte da Padaria comprámos 350 gr. de massa de pão crua. Esta porção 'rendeu' seis pãezinhos amassados pelo maridão e dentro deles colocou pedaços dos torresmos. Num tabuleiro colocámos Farinha de Milho que serviu também para 'embrulhar' um pouco a massa crua do pão e os próprios pãezinhos que daí resultaram.
Levámos ao forno a 265º durante 10/15 minutos e ficou pronto.
É tão bom!!! O pão quentinho, e recheado ainda por cima, fica mesmo bom e saboroso.
Isto deu-me a ideia de comprar a massa crua mais vezes para fazer pão com formas e recheios diferentes e como se pode congelar, pode ser uma boa maneira de ter pão fresco e quentinho sempre à mão... E fica um pão barato: um quilo da massa crua custa 1,98€, ou seja, estas 350 gr custaram apenas 0,69€...

domingo, 4 de janeiro de 2009

Couve Portuguesa Salteada

Aqui está mais uma sobra da noite de Natal. Sobraram várias folhas da Couve (já cozida) que cortei em "juliana". Numa frigideira levei a alourar em azeite muitos alhos picados a que juntei a Couve e coloquei um pouco de sal. Mexi, deixei saltear, juntei um pouco de leite (ou natas) para fazer um pouco de molho e para as couves ficarem mais 'macias' e está pronto! É um óptimo acompanhamento feito de 'restos'.

sábado, 3 de janeiro de 2009

Couve-Flor gratinada

Na noite de Natal a Couve-Flor cozida foi um dos acompanhamentos do nosso Bacalhau. Como sobrou decidi torná-la num acompanhamento do nosso almoço do dia de Natal (receita em baixo).
Como a Couve já estava cozida, tive apenas de a colocar num pirex/tabuleiro de ir ao forno e regá-la com leite (também podem ser natas) e levá-la ao forno a gratinar. Está pronta quando estiver dourada porque não convém deixar tempo demais no forno para não queimar ou secar demasiado.
Fica muito saborosa!

Rolo de Carne recheado com Queijo e Fiambre

Comprei no talho do 'Modelo' este Rolo de Carne já preparado e recheado com queijo e fiambre, com cerca de 2,200 Kg e foi o nosso almoço no dia de Natal. É muito fácil e simples!
Coloquei azeite no fundo dum tabuleiro e coloquei o rolo recheado por cima. À volta do lombo coloquei batatinhas e temperei com um pouco de sal e cebola picada (gosto da cebola no forno, esta parte é opcional...). Coloquei umas nozes de margarina por cima da carne e das batatinhas e levei ao forno a 200º durante cerca de 45 mns (convém 'controlar' para se perceber se está bem cozinhado) até ficar dourado.
A própria carne costuma deitar molho (e o queijo tem tendência a 'sair' do lombo) mas eu acrescentei um pouco de água para as batatas cozerem melhor e um pouco de vinho branco.
Ainda acompanhei com couve portuguesa salteada e couve-flor gratinada (há que aproveitar o que sobrou da noite de Natal... As receitas seguem já...).

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...