quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Cotovelos com Pescada, amêijoa e delícias do mar

Esta receita foi inventada e feita para o jantar de Domingo com o objectivo de "limpar" o congelador, pelo que usei uma Pescada congelada com cerca de 1 Kg, partida às postas, que cozi e a qual desfiei e retirei todas as peles e espinhas.
À parte cozi num tacho a massa cotovelos (dos grandes) e deixei no tacho com água para não secar.
Fiz um refogado em azeite com cebola e alho onde deitei os pedaços da pescada que temperei com um pouco de pimenta.
Quando a cebola alourou, juntei o miolo de amêijoa que também tinha já limpo e congelado, bem como um pouco de polpa de tomate e alguns tomates cereja. Deixei levantar fervura e adicionei um pouco de leite mas podiam ter sido natas. Depois de dez minutos ao lume, juntei algumas delícias do mar e por fim juntei a massa que já estava cozida. Envolvi tudo e assim se fez um prato de massa nutritivo, saudável e que usou vários congelados que ajudaram a esvaziar o congelador.


segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Bacalhau no forno com Espinafres

Para esta receita inspirei-me no blog As minhas Receitas e a receita original pode ser lida aqui.

Ingredientes para 6 pessoas:

4 postas de Bacalhau alto,
6 batatas grandes,
1 cebola,
1 folha de louro,
2 dentes de alho,
azeite q.b.,
Sal e pimenta q.b.,
6 doses de folhas de espinafres congeladas,
500 ml de Molho bechamel (pode ser de compra mas ultimamente tenho feito eu o molho),
1 pacote de natas,
Pão ralado.

Preparação:

Cozi o Bacalhau e desfiei-o.
Cortei as batatas em rodelas não muito finas e fritei-as. Deixei-as de parte.
Depois fiz um refogado com o azeite, a cebola cortada em meias luas, o alho picadinho e o louro ao qual juntei os espinafres já descongelados e escorridos.
Juntei o bacalhau desfiado e escorrido e deixei estufar.
Juntei as batatas ao bacalhau, metade do bechamel e metade do pacote de natas. Mexer bem e envolver tudo cuidadosamente para as batatas não se 'partirem'.
Numa travessa que vá ao forno e à mesa, coloquei o bacalhau, cubri com o restante bechamel e com as natas, deitei um pouco de pão ralado por cima e levei ao forno a gratinar durante meia hora a 200º.


domingo, 22 de novembro de 2009

Iscas de Cebolada

Há quem não goste nem suporte a ideia de comer iscas e eu até compreendo. Mas na verdade é um prato tradicional em Portugal, muito apetitoso e com imensas vantagens nutritivas. Quem não teve anemia e não teve que incluir na sua dieta as "famosas" iscas?...
A minha mãe faz este prato desde sempre e deixo aqui a sua receita. Tal como tantas outras comidas, foi a primeira vez que me aventurei a cozinhar iscas. É o que dá ser Domingo e ter tempo...
Assim, antes de cozinhar as Iscas deixei-as a marinar durante toda a manhã em alho picado, louro, sal q.b., um pouco de salsa e reguei-as com vinagre e um pouco de vinho tinto.
Na hora de as cozinhar, coloquei ao lume um tacho com um pouco de óleo, margarina e uma cebola grande inteira partida aos gomos finos (adoro a cebola deste refogado!). Quando a cebola alourou, deitei no tacho as iscas juntamente com a marinada e deixei fritar durante cerca de dez minutos. Nessa altura juntei um pouco de água e as iscas 'cozeram' durante mais 15/20 minutos.
Ficaram muito apuradas e apetitosas. Cá em casa todos repetimos, até o filhote :)
A acompanhar servi com batata cozida mas também pode ser com batata frita.


quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Bifanas (económicas) com Ananás ou este blog parece o blog das bifanas...

Vi esta receita na "Dica da Semana" do LIDL e por sorte está na internet e até tem o video da confecção destas bifanas com ananás.
Olhando para o blog, até parece que só fazemos bifanas cá em casa mas eu garanto que não. É que quando calha a tirar fotografias ao que cozinho, realmente cá estão as belas das bifanas e assim aqui vai mais uma receita das ditas, a saber:

Ingredientes (para 6 pessoas):

• 2 embalagens de Bifanas Económicas (eu fiz a receita com seis bifanas),
• 1 lata grande de ananás,
• 3 dentes de alho,
• 4 colheres (sopa) de azeite,
• 2 dl de vinho branco
• 1 colher (chá) de pimentão-doce
• Sal e pimenta q.b.

Preparação:

Arranje as bifanas económicas. Numa tigela, deite os dentes de alho picados e o pimentão-doce, tempere com sal e pimenta, acrescente o vinho branco, mexa, adicione as bifanas, envolva bem e deixe marinar durante 20 minutos. Ligue o forno a 180°C e disponha as bifanas escorridas num tabuleiro. Escorra as rodelas de ananás, corte-as ao meio e junte-as ao tabuleiro. Regue com metade da calda do ananás e junte a marinada da carne e o azeite, envolva e leve ao forno durante cerca de 35 minutos. Vá regando com o molho do tabuleiro. Retire do forno e sirva decorado a gosto e acompanhado com massa colorida ou puré de batata (eu acompanhei com esparguete).


segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Febras na frigideira com pimentos


Fui roubar esta ideia ao blog de culinária Cinco Quartos de Laranja porque no dia em que esta receita foi 'postada' era exactamente o que eu tinha tirado para o jantar: umas febras que seriam para grelhar, o que acabou por não acontecer e assim sairam umas belas febras com pimentos e cebola, super apetitosas.
Segui a receita original e "numa frigideira coloquei quatro dentes de alho picados, azeite e meio pimento vermelho e meio pimento verde cortados em tirinhas, que tinha guardado no congelador.
Levei ao lume e deixei cozinhar um pouco. De seguida juntei as febras temperadas com uma folha de louro partida e sal.
Na frigideira temperei ainda com picante q.b.
Acrescentei uma cebola cortada em meias luas, borrifei com um pouco de vinho branco e deixei acabar de cozinhar em lume brando, mexendo de vez em quando."
Servi com taglietelle.

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Filetes de Pescada



Esta é mais uma daquelas receitas em que existem as mais diversas e variadas versões.
Eu nunca tinha feito filetes de pescada fritos apesar de adorar, bem como o filhote, e agora lá me aventurei a fazer a receita da minha mãe que é do mais simples que possa existir: temperar os filetes com muito alho, sal, pimenta, sumo de limão e leite e deixá-los a marinar durante uma ou duas horas.
Depois passar por ovo e farinha e fritar.
Acompanhei com um belo arroz de tomate e estava óptimo!

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Pedido aos leitores e aos seguidores...

Quando alguém me visita pela primeira vez e/ou começa a seguir, eu retribuo a visita, muitas vezes não comento mas começo a seguir os blogs e coloco o seu link aqui ao lado.
No entanto, nos últimos dias e devido a uns problemas no blogger, eu não consegui adicionar links e/ou seguir quem aqui veio pela primeira vez...
Assim sendo, pedia o favor a quem constatar que não tem aqui o seu link e/ou que eu não estou a seguir, que me deixe aqui essa indicação bem como o endereço do blog, se possível.
Obrigada :)

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Pudim/Doce de Maracujá

- 1 lata de leite condensado,
- 1 pacote de gelatina de ananás (junta-se também uma folha de gelatina),
- 12 maracujás ou, em alternativa, uma lata de polpa de maracujá,
- 1 pacote de natas.

Faz-se a gelatina do ananás como vem indicado na embalagem e deixa-se arrefecer mas sem solidificar.
À parte misturar o leite condensado com a polpa dos maracujás e depois juntar a gelatina arrefecida. Envolver tudo com as natas previamente batidas e levar ao frigorífico.
Pode optar-se por colocar em tacinhas ou numa taça grande e depois desenformar. Eu prefiro colocar numa tigela grande e ir tirando :)
É óptimo e fresco e que bem que sabem os pedacinhos de maracujá lá no meio!



segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Bolo da festa de aniversário do filhote

Foi este e estava magnífico com os recheios de caramelo e chocolate! Foi feito pela Teresa (muitos parabéns, toda a gente adorou o bolo, por dentro e por fora) e já está no seu blog (onde podem ver mais fotos do bolo). Era o comboio Thomas que o filhote adora e de lado tinha o número 3 dos três anos.
:)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Cozinha - O Coração da Casa - www.wook.pt
Pronto a Comer - www.wook.pt
Ingrediente Secreto - www.wook.pt
Em 30 Minutos com Jamie Oliver - www.wook.pt