quinta-feira, 30 de junho de 2011

Filetes de Pescada no Forno com Laranja e Amêndoa e Arroz de Cenoura

Fui buscar inspiração para esta receita na Revista do Pingo Doce "Sabe Bem - Faz Bem!", n.º 1, de Maio/Junho 2011, que custa 0,50€.
É muito simples e saudável e é mais uma forma de cozinhar filetes e/ou, no caso, Pescada. Não segui à letra a receita mas ficou muito parecida.
Assim sendo coloquei no fundo de um tabuleiro um pouco de azeite e colquei 1 quilo de Filetes de Pescada (descongelados) espalhados pelo tabuleiro.
Temperei-os com o sumo de uma laranja média, um pouco de alho em pó e sal. Por cima deitei amêndoas laminadas e levei ao forno durante cerca de meia hora a 200º.
É mesmo só isto e ficou excelente! É super simples, saudável e cozinha-se muito depressa.
Acompanhámos com arroz de cenoura e deu para duas refeições.


terça-feira, 21 de junho de 2011

A bebida mais simples: Chá Preto com Limão e gelo

Não se trata propriamente de uma receita mas sim de partilhar convosco uma das minhas bebidas preferidas, seja no Inverno ou no Verão: Chá Preto, de preferência o do Rótulo Azul...
E se no Inverno gosto de o beber quase a escaldar, no Verão, e para refrescar, é bebido frio.
Deito o chá num copo alto, adiciono uma rodela larga de limão, três ou quatro cubos de gelo, um pouco de açúcar, mexo e está pronto a beber. Fica uma delícia e adoro o sabor do limão misturado no chá preto...
Para além de ser refrescante e saboroso, é muito pouco calórico ;)

domingo, 19 de junho de 2011

Hambúrguer no espeto com molho strogonoff

Encontrei esta receita na 'Dica da Semana' do LIDL e ficou logo de parte para a colocar em prática já que cá em casa, no que aos hambúrgueres diz respeito, não variamos muito: são sempre grelhados e, por vezes, coloco uma fatia de queijo em cima de cada um para derreter um pouco...
Tive um problema 'logístico' com os espetos que tinha cá em casa por serem demasiado compridos. Isto não permitiu que os hambúrgueres fossem cozinhados nas frigideiras/tachos que tenho pelo que optei por os retirar dos espetos e fritá-los directamente na frigideira.
Mas já me estou a adiantar.
Para esta receita, que deu para dois adultos, uma criança e mais uma refeição individual, utilizei:
- 6 hambúrgueres que comprei no talho,
- 1 lata de cogumelos laminados.
- 200 ml de natas (1 pacote)- para 'amenizar' o consumo calórico total, optei por utilizar natas 'light' porque são também saborosas e têm menos calorias,
- 1 colher (sopa) de mostarda,
- 3 colheres (sopa) de ketchup,
- 1 dl de vinho branco,
- 1 colher (sopa) de creme vegetal,
- 2 colheres (sopa) de óleo,
- Sal q.b,
- Pimenta q.b.

Comecei por moldar os hambúrgueres em forma de pequenos rolos e coloquei-os nos espetos. Depois temperei tudo com sal e pimenta.
Levei ao lume uma frigideira com o creme vegetal e o óleo, até ficar tudo bem quente. Coloquei as espetadas e aqui apercebi-me que não cabiam na frigideira pelo que optei por retirar a carne e deixei fritar até ficar dourada. Retirei e reservei.
Entretanto, na mesma frigideira onde fritei um pouco os hambúrgueres, adicionei os cogumelos escorridos, o vinho e deixei cozinhar durante 3 minutos, mexendo sempre.
Juntei a mostarda, o ketchup e as natas, mexendo até ferver. Deixei cozinhar até obter um molho cremoso, envolvi a carne no molho e estava pronto.
Estas hambúrgueres ficaram... deveras apetitosas e só apetecia comer o molho o que não é bom para a minha 'linha' mas dias não são dias. É claro que cozinhados desta forma os hambúrgueres ficam muito mais calóricos do que quando são grelhados de forma simples mas... souberam imensamente bem e cá em casa toda a gente adorou.
Acompanhámos com esparguete simples.
A repetir muitas mais vezes...
 

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Bacalhau com Maionese e Pimentos

Bem, este Bacalhau é assim uma mistura de vários ingredientes, receitas e inspirações. Faz-se de forma muito rápida e ficou muito saboroso.
Usei uma embalagem de 400 gramas de Bacalhau desfiado e uma posta alta de Bacalhau, que me tinha sobrado de outra refeição, que também desfiei.
Num tacho grande coloquei uma cebola pequena picada e quatro dentes de alho picados que levei a refogar em azeite. Juntei um pimento verde cortado aos 'quadradinhos' e fui mexendo. Entretanto adicionei o Bacalhau e deixei refogar mais um pouco.
Deitei tudo numa travessa de ir ao forno e por cima coloquei batatas fritas, de pacote, lisas (um pacote médio).
Por cima de tudo deitei um pacote de natas previamente envolvido com cinco colheres de sopa bem cheias de maionese. Adicionei um pouco de oregãos e levei ao forno durante cerca de meia hora a 200º.
Ficou óptimo e muito saboroso. A adição de batatas fritas de pacote poupou imenso trabalho e tempo e as batatas depois de irem ao forno ficam 'moles' parecendo mesmo 'batatas fritas de verdade'.
;)


quinta-feira, 16 de junho de 2011

Mousse Branca (super fácil)

Depois de uma ausência, eis-me de regresso com uma receita muito simples que vi na revista "Cozinha Semanal", n.º501, de 31/03 a 06/04/2011. De facto, estou fã desta revista porque é pequenina, transporta-se bem na mala, é muito barata (custa 0,40€) e tem sempre receitas económicas e fáceis de fazer.
Assim sendo, comecei por misturar uma lata de leite condensado com 50 ml de Leite (no caso usei meio-gordo).
Entretanto o meu filho foi partindo um pacote de bolacha maria mas acabámos por nos 'socorrer' do pai para as terminar de triturar.
Deitámos metade das bolachas (já trituradas) na mistura dos leites e reservámos.
À parte bati com a batedeira um pacote de natas até ficarem firmes e envolvi-as na mistura dos leites e das bolachas.
Deitei tudo numa tigela mas poderia ter distribuído por taças tal como é sugerido na revista e deitei por cima o resto das bolachas trituradas.
Levei ao frigorífico durante duas horas e estava pronto a comer. É muito fácil de se fazer e fica um doce muito fresco, ideal para os dias mais quentes.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Ausência do blog

Venho pedir desculpas pela minha ausência do blog e dos vossos cantinhos deliciosos mas... não tenho tido muito tempo disponível nem muita vontade de cozinhar, principalmente novas receitas.
Com a chegada do bom tempo chegam também as saídas, os passeios e afins pelo que sobra menos tempo para novas inspirações e vontade de tirar fotografias e de estar atrás do computador...
Tenho duas receitas 'novas' em agenda e conto publicá-las ainda esta semana (ui, que preguiça em trabalhar as fotos...).
Obrigada por continuarem aí e por não deixarem este blog 'abandonado'. Volto muito em breve também para dar resposta a quem me enviou pedidos...
Até já ;)

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Macarrão com Marisco e Delícias

Sem grandes vontades e sem muito tempo para cozinhar, saíu este prato feito "em cima do joelho" com uma embalagem de "salada de marisco" que tinha no congelador, comprada no Pingo Doce.
Depois foi só cozer a massa, podia ser qualquer uma mas escolhi macarrão (dez minutos em água a ferver com um fio de azeite e sal q.b.), e reservei.
À parte fiz um refogado com cebola e alho em azeite e quando tudo alourou deitei o marisco ainda congelado. Mexi tudo e adicionei polpa de tomate a gosto. Temperei com um pouco de sal e passados 10/15 minutos adicionei uma embalagem de delícias do mar porque o filhote adora. Mais um minuto ao lume e estava pronto.
Depois foi só misturar tudo no prato.
Uma delícia feita em menos de vinte minutos...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Cozinha - O Coração da Casa - www.wook.pt
Pronto a Comer - www.wook.pt
Ingrediente Secreto - www.wook.pt
Em 30 Minutos com Jamie Oliver - www.wook.pt