Nesta Páscoa meti na cabeça que iria experimentar a fazer um Folar pela primeira vez e assim foi. Tirei a inspiração da Revista "Cozinha Semanal", Especial Bolas e Folares, n.º 494, Março de 2011, mas aumentei as quantidades pelo que a massa rendeu uma forma redonda de 23 cm de diâmetro e um tabuleiro de ir ao forno, como podem ver pelas fotografias.
Assim sendo, para fazer estes folares precisei de:
- 25 gr de fermento de padeiro,
- 1,2 lt de água morna,
- 1 Kg de farinha,
- 200 gr de açúcar,
- 150 gr de manteiga,
- 2 ovos,
- 1 pitada de sal,
- 1 colher de café de erva-doce,
- 3 colheres de sopa de leite meio-gordo,
- 3 ovos cozidos,
- 2 ovos para pincelar.
Desfiz o fermento na água morna e juntei-lhe os restantes ingredientes. Comecei por o fazer numa tigela grande que tinha que depressa se tornou pequena pelo que passei tudo para um alguidar. Amassei bem até ter uma massa homogénea e maleável, polvilhei a massa com farinha e tapei-a com um pano de cozinha seco para deixar a massa levedar durante cerca de duas horas e atingir quase o dobro do tamanho.
Entretanto untei as formas com margarina e polvilhei com farinha, deitei a massa, coloquei os ovos no meio da massa e pincelei tudo com os ovos préviamente batidos.
Levei ao forno a 200º durante 45 minutos e estava pronto.
Ficou um folar leve e agradável, óptimo para acompanhar um chá nesta tarde de chuva, mas creio que com a experiência poderá vir a sair melhor.
Aproveito para desejar Boa Páscoa a todos que por aqui passam :)
2 comentários:
Deve ter ficado muito gostoso...bjokinhass
www.receitasdaamizade.forumeiros.com
adorei chegar aqui, um beijo doce - uma alegre Pascoa e apareca nas abobrinhas
Roberta
www.docesabobrinhas.com
Enviar um comentário