Andava há muito tempo para fazer esta receita que tenho guardada já não sei bem desde quando. A minha mãe já fazia este bolo mas a receita que tenho foi-me dada por alguém, já nem sei quem, quando tinha uns 20 anos e estava guardada no meu caderno de receitas.
Como sempre tive a ajuda do meu filho que agora começou também a tirar fotos e é por isso que apareço um bocadinho na primeira fotografia.
Como sempre tive a ajuda do meu filho que agora começou também a tirar fotos e é por isso que apareço um bocadinho na primeira fotografia.
Posto isto, deixa-me cá passar à receita que praticamente toda a gente deve ter a sua versão.
Misturei numa tigela quatro gemas com duas chávenas de chá de açúcar e meia chávena de chá com óleo. Envolvi tudo muito bem com a batedeira e juntei depois duas chávenas de chá de farinha e uma colher de chá de fermento. Voltei a envolver tudo muito bem e reservei.
À parte bati em castelo as quatro claras dos ovos que tinha usado na massa que deitei no preparado para o bolo.
Envolvi tudo muito bem e depois deitei metade da massa noutra tigela à qual adicionei cinco colheres de sopa de chocolate em pó e mexi tudo.
Entretanto untei e polvilhei uma forma de bolo inglês e liguei o forno a 180º.
Verti as massas alternadamente para dentro da forma e levei ao forno durante cerca de 40 minutos. Por fora o bolo parecia cozido demais e foi um bocadinho "abaixo" mas por dentro ficou muito bom, fofo e quase húmido.
E assim voltei aos meus tempos de infância e deliciámo-nos com este bolo tão conhecido e tradicional e tão saboroso ao mesmo tempo.
5 comentários:
Velhinho, mas que sabe sempre bem :)
beijoca
QQUE DELICIA DE BOLO , FICOU COM UM ASPECTO FANTÁSTICO.
ADOREI..
BJS
Ficou lindo. Adorei os aventais :)
DIOGO: De facto, pensando melhor nos aventais, o do filhote tem um panda e o meu está cheio de vaquinhas felizes :))
Um classico e sempre uma delicia, este ficou com muito bom aspecto.
Beijos.
Enviar um comentário