Assim que vi esta receita na "Dica da Semana", do LIDL, da semana passada, ficou logo debaixo de olho, tendo valido a pena a sua colocação em prática.
Assim, para fazer esta receita (que alterei à minha maneira) precisei de:
Assim, para fazer esta receita (que alterei à minha maneira) precisei de:
- 200 gr de espinafres ultracongelados,
- 400 gramas de fiambre de Porco (nem grosso nem fininho),
- polpa de tomate,
- 4 fatias de ananás,
- 4 fatias de ananás,
- 12 fatias de pão de forma branco (aqui depende do tamanho do tabuleiro que levarem ao forno - eu usei pão de forma tipo "panrico" mas da marca Pingo Doce),
- 100 g de margarina,
- 60 g de farinha,
- 1 litro de leite,
- 100 g de queijo ralado (não tinha e por isso usei fatias de queijo...),
- Sal q.b,
- Pimenta q.b
Para fazer esta Terrina levei ao lume, num pouco de margarina, os espinafres semi descongelados (deveriam estar descongelados na totalidade mas... não tive tempo!) e quatro fatias de ananás cortadas aos pedaços. Temperei-os com um pouco de sal e pimenta e deixei-os cozinhar até perderem o líquido. Quando estavam prontos, reservei.
Para preparar o molho levei ao lume um tacho com um pouco de margarina, deixei-a derreter, juntei a farinha e mexi bem. Depois juntei o leite em fio, mexendo sempre até obter um molho cremoso. Temperei com sal e pimenta e reservei. Este molho fez-me lembrar o molho béchamel ultra rápido da Nigella...
Entretanto liguei o forno a 200˚C.
No fundo de um tabuleiro coloquei uma camada de fatias de pão de forma (retirar a côdea é opcional - só retirei a da parte de cima) barradas com polpa de tomate.
Cubri com as fatias de fiambre e espalhei por cima os espinafres.
De seguida cubri com outra camada de fatias de pão de forma barradas com polpa de tomate, cubri tudo com o molho e era suposto polvilhar com o queijo ralado que não tinha. Como tal coloquei algumas fatias de queijo, não fica tão bom mas o importante é que o sabor do queijo ficou lá.
Levei ao forno durante 20 minutos e quando tudo começou a ficar dourado retirei e servi. Como disse o meu filho, parecia uma pizza diferente... Ficou muito bom e é para repetir muitas mais vezes.
3 comentários:
ai amiga que coisa boa esse queijinho derretido maravilhoso...bjokinhass
Parece esmo uma refeição deliciosa!
Esta receita também me agradou muito, mas eu vou trocar os espinafres por couve lombarda, acho que é o único legume de que não gosto mesmo nada.
Jocas
Enviar um comentário