No que ao bacalhau diz respeito, ando sempre à procura de novas receitas para o podermos saborear de formas diferentes. Cá por casa é um peixe que adoramos, basta ver as receitas que tenho aqui com Bacalhau, e acho que só não gosto da sua combinação com dois ingredientes: arroz e tomate. A receita original deste prato leva um pouco de tomate que eu não incluí.
Numa das pesquisas pela net encontrei esta receita que me pareceu trabalhosa, muito saborosa e calórica mas o fim-de-semana serve para isso mesmo, para dar largas à imaginação e comer mais calorias do que habitualmente.
A verdade é que realmente este Bacalhau ficou muito apetitoso e será para repetir muitas mais vezes. Foi o jantar ideal num Domingo fresco e chuvoso. Aqueceu a casa e o nosso estômago :)
Ingredientes:
Usei uma embalagem de bacalhau demolhado e desfiado de 400 gramas,
700 gr de batatas cortadas às rodelas,
700 gr de batatas cortadas às rodelas,
500 gr de miolo de camarão médio (geralmente o miolo de camarão encolhe com a cozedura),
1 cebola média,
1 folha de louro,
2 dentes de alho,
1 embalagem de molho Béchamel (500 gr - desta vez não me apeteceu fazer eu o molho),
3 ovos,
1 embalagem de natas para culinária (200 gr),
2 dl de azeite,
Pão ralado, sal, pimenta moída e noz-moscada q.b.
Preparação:
Leve um tacho ao lume com o azeite e a cebola picada a refogar. Junte o alho picado e a folha de louro. Tempere com sal e pimenta e deixe apurar.
Adicione o bacalhau e os camarões. Deixe refogar em lume brando durante cerca de 5 minutos, com o tacho destapado.
Entretanto frite as batatas.
Misture bem as 3 gemas de ovo no molho béchamel. Tempere de sal, pimenta e noz-moscada. Leve ao lume mexendo sempre para aquecer bem sem deixar ferver. Retire do lume e reserve.
Bata até engrossarem as natas. Reserve.
Bata as 3 claras em castelo firme. Envolva as claras às natas sem bater. Reserve.
Num pirex untado com margarina, ponha uma camada de batatas fritas, uma camada de refogado de bacalhau, uma camada de molho béchamel e assim sucessivamente até acabarem os ingredientes. Cubra com o preparado de claras e natas. Polvilhe com pão ralado e leve ao forno a gratinar.
Eu levei ao forno durante meia hora a 250º.
Eu levei ao forno durante meia hora a 250º.
2 comentários:
Ficou uma maravilha esse bacalhau :)
Beijinhos*
hum ca em casa tambem gostamos imenso de bacalhau e muitas vezes e o eleito para os almoços de domingo assim mais trabalhosos mas que sabem tao bem em familia
esta uma delicia
beijinhos
Enviar um comentário