terça-feira, 10 de junho de 2008

Empadão de Carne - Puré de Batata

Podem não acreditar mas foi a primeira vez na minha vida que fiz puré de batata* (!!!). Saíu bem e serviu para fazer este empadão com restos de carne assada que tinha no frigorífico e pedaços de chouriço cortados em quartos.
O Puré de Batata:
Descasquei, lavei e cozi as batatas. Depois de cozidas, escorri a água e "amassei-as" com o instrumento culinário que podem ver nas fotos e cujo nome eu não sei! Juntei ao puré um pouco de leite e um pouco de margarina e mexi muito bem para envolver tudo. Temperei com sal, pimenta e noz-moscada até o puré ficar fofo, sem um ar 'seco'.
A Carne:
Levei ao lume, com margarina e azeite, metade de uma cebola e dois dentes de alho picados. Deixei refogar até alourar e juntei os restos da carne assada préviamente desfiada e/ou picada. Mexi tudo muito bem e juntei um pouco de polpa de tomate. Temperei com sal e deixei alourar cerca de 10 minutos em lume médio, mexendo de vez em quando.
O Empadão:
Deitei uma camada de puré num pirex e alisei, por cima deitei a carne, tapei com o restante puré, coloquei algumas tiras fininhas de chouriço e pincelei tudo com um ovo mexido. Levei ao forno a alourar durante cerca de 30 minutos a 250º ou cerca de 10/15 minutos no caso de ligar o 'grill' do forno.


* ADENDA - Puré de Batata "verdadeiro". Já tinha feito muitos purés de Batata mas do pacote e/ou congelado...

8 comentários:

Carla Isabel disse...

Eem optimo aspecto amiga!!!!

Bjs

knit disse...

Olá,

passei por aqui para deixar o convite para visitar o novo espaço www.knit.com.pt - dedicado a tdoas as mulheres e artesãs

claudia disse...

Nada como o verdadeiro puré de batata! Ficou com óptimo aspecto!

QqCoisa disse...

Eu prefiro o verdadeiro puré de batata com batatas de verdade jehehehehe!!!
Mas a maior parte das vezes lá vai ter de ser o belo do pacote porque nao ha tempo para mais...

Registe-se gratis e ganhe prémios no novo portal de blogs culinários em www.paracozinhar.com !

Anónimo disse...

bom

Anónimo disse...

que fomeca, parece delicioso...

luciene disse...

amei de verdade é prático e gostoso luh

pure delicioso disse...

.... Krai...pure bom mesmo..eu fis inte bolinho tambem só adicionei mais alguns temperos ai sim fico diferente , e bem doradinho cumi cum cerveja ki delicia parabens pessoal..um abraçao.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...