domingo, 31 de outubro de 2010

Filhoses de Abóbora da minha mãe

Lembro-me sempre da minha mãe fazer estas filhoses no Natal e eu nunca as fiz porque acho que me sabem muito bem por ser a minha mãe quem as faz.
Neste fim-de-semana prolongado, e aproveitando o facto de nos terem dado uma abóbora, pedi à minha mãe que fizesse estas filhoses de abóbora, e assim foi.
O cheirinho dos fritos e da canela e do açúcar invadiram a casa e as filhoses vieram aconchegar o estômago nesta tarde chuvosa e de vento.
Para cerca de 20 filhoses a minha mãe usou:
- 300 g de abóbora (limpa),
- Sumo de duas laranjas,
- 2 colheres de sopa de aguardente,
- 200 g de farinha com fermento,
- 1 colher de chá de fermento em pó
- 4 ovos,
- óleo para fritar,
- canela em pó e açúcar para polvilhar.
A minha mãe começou por cortar a abóbora em pedaços pequenos que colocou num tacho e levou a cozer em água com um pouco de sal.
Depois da abóbora estar cozida, escorreu a água, triturou a abóbora e adicionou a aguardente, o sumo das laranjas, a farinha e o fermento, de uma só vez batendo energicamente com uma colher de pau.
Sem parar de bater, adicionou os ovos, um a um e bateu a massa até esta ter absorvido completamente os ovos. 
Deixou a repousar cerca de 4 horas.
Para fritar, com a ajuda de uma colher de sopa, retirou colheradas da massa e fritou em óleo quente e deixou fritar até ficarem bem douradinhos e crescidos. Escorreu sobre papel absorvente e  depois passou as filhoses por uma mistura de açúcar e canela em pó.
Estão tão boas que só apetece é continuar a comê-las durante a tarde...

5 comentários:

Sandra disse...

Nham nham, já a pensar no Natal!!!

Nunca fiz esta receita, talvez um dia destes experimente. Eu tb adoro filhoses e não é preciso ser Natal para as fazer.

Bjs

Anónimo disse...

não percebo para que serve o sumo de laranja

Cocktail de Receitas disse...

ANÓNIMO de 22/12/2010 às 08h49: tem toda a razão, esqueci-me de incluir o sumo de laranja na receita. Já está feita a alteração. Obrigada pela dica ;)
Até breve!

Anónimo disse...

sim ,fiz as filhoses mais as minhas ficaram com muito oleo ,porque motivo

Anónimo disse...

Good day! This post couldn't be written any better! Reading through this post reminds me of my good old room mate! He always kept chatting about this. I will forward this post to him. Pretty sure he will have a good read. Thanks for sharing!

Review my web site :: buy Solar cells ottawa

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Cozinha - O Coração da Casa - www.wook.pt
Pronto a Comer - www.wook.pt
Ingrediente Secreto - www.wook.pt
Em 30 Minutos com Jamie Oliver - www.wook.pt