quinta-feira, 12 de abril de 2007

Courgettes gratinadas

Hoje, em conversa com esta menina e a propósito duma Sopa de Courgette para os nossos bebés, lembrei-me desta receita, tão simples! Serve de entrada ou acompanhamento, como se quiser!
Em média, ter uma Courgette por pessoa. Abri-la ao meio no sentido longitudinal (cuidado para não 'furar' a casca!) e retirar a sua 'polpa' que se coloca num tachinho onde já a 'esperam' cebola e alho picados, bocadinhos de fiambre e um pouco de azeite. Refogar tudo até alourar. Deitar esta mistura dentro das courgettes e colocar queijo 'picado' por cima.
Leva-se ao forno num tabeleiro untado com um pouco de óleo e deixa-se gratinar até o queijo derreter todo.

Eu gosto tanto que até como a casca :D que é o que tem mais vitaminas...


Curiosidade: aprendi esta receita em Madrid, em casa duma espanhola, amiga dum colega de trabalho.




16 comentários:

Smas disse...

EU faço parecido mas com carne picada em vez de fiambre.
Bjs

Unknown disse...

Parece ser bastante bom... qualquer dia experimento!!!

)0( disse...

Estas comidinhas rápidas e sem complicações são as minhas preferidas :)

Bjs

Anónimo disse...

Faz hoje 8 dias fiz a sopa de courgete para a garota e aproveitei e fiz para nós esta receita... Pus foi bacon (era o que havia)e cogumelos aos pedacinhos, de resto fiz tudo igual e ficou excelente! Até o marido gostou!!

Anónimo disse...

Tenho o frigorífico cheio de courgettes (da horta da sogra) e andava à procura de uma receita que me ajudasse a libretar espaço... para a seguir o preencher com tomates, alfaces, espinafres, feijão verde e abóbora(da horta da sogra)... quando encontrei esta sugestão. Vou já experimentar! Depois conto como correu.

www.reginachocolate.blogspot.pt disse...

Parece-me uma gostosa ideia!!!
Hei-de experimentar - obrigada pela singela receita! :)

caty disse...

gosto mt de receitas com legumes andava a procura de algumas em k entrasse a beringela...gostei mt desta sugestao...:)

Anónimo disse...

Eu tenho a arca cheia de courgettes mas da horta do marido( não da sogra)!´Também procuro receitas para esvaziar. Já fiz sopa, guisado de legumes, fritas....; agora fico a saber mais uma.

Anónimo disse...

eu cá sou nova nestas andanças, mas como me ofereceram três courgettes... vou experimentar a primeira receita e acrescentar mais algoe colocá-la como prato principal!

Anónimo disse...

experimentem fazer recheadas com carne picada,temperada como se faz para spaguetti a bolonhesa, quando a courgette está assada, põe-se fatias de queijo por cima, o queijo derrete e está pronto para ir á mesa, acompanhado com uma salada variada,garanto-vos que é divinal

Ana Luísa disse...

ANÓNIMO de 12/07/10, 0h36: Obrigada pela sugestão, deve realmente ficar muito bom também. Tenho que experimentar :))

Anónimo disse...

Se gostam de experiências novas, além da courgette recheada com carne picada como sugeri a 12/7/10, experimentem tambem rodelas de courgette panadas, temperadas préviamente com sal e sumo de limão, são passadas por ovo e pão ralado e fritas em oleo bem quente.

Ana Luísa disse...

ANÓNIMO de 16/07/10, 0h15: Ora aí está uma bela ideia! É que tenho imensas courgettes em casa, acho que vou mesmo experimentar. Se o fizer depois coloco aqui. Obrigada pelas ideias.

Anónimo disse...

tenho courgettes e nao sabia como comelas pensava k era so em sopa agora vou esprementar

luzia frederico disse...

eu gosto muito de courgettes refogadas com bacalhau.... Fica uma delicia!!!!!

Natalie Laport disse...

Adorei as receitas mas disseram-me que nao se pode abusar do uso da courgette tem desvantagens. EU PONHO EM TODAS AS SOPAS QUE FAÇO SALADAS etc. mas fiquei curiosa .Será que alguem conhece alguma contraindicação em come-las todos os dias? Obrigada Nati

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Cozinha - O Coração da Casa - www.wook.pt
Pronto a Comer - www.wook.pt
Ingrediente Secreto - www.wook.pt
Em 30 Minutos com Jamie Oliver - www.wook.pt