domingo, 24 de outubro de 2010

Polvo à Lagareiro

Suponho que existam as mais variadas versões desta receita e não tendo eu uma tradição familiar em relação ao Polvo, restou-me fazer diversas pesquisas até porque a minha primeira "aventura" a cozinhar Polvo aconteceu neste Verão, fazendo uma Salada.
Comecei por comprar um Polvo limpo com cerca de 1,200 Kg que cozinhei, já descongelado, durante uma hora em lume médio/forte. Juntamente com o Polvo coloquei uma cebola que retirei após a cozedura.
Enquanto o Polvo cozia aproveitei para descascar e partir grosseiramente uma cabeça de alhos e uma cebola média. Piquei ainda um molho de coentros e reservei tudo.
Entretanto lavei muito bem dez batatas pequenas/médias (foram demais, cinco teriam chegado...) e levei-as a cozer, com casca, durante 10 minutos.
Quando o Polvo cozeu retirei-o da água da cozedura e parti-o aos pedaços.
Entretanto reguei um tabuleiro com um pouco de azeite e coloquei no meio o Polvo préviamente partido. À volta coloquei as batatas e por cima do polvo deitei os alhos, a cebola e um pouco dos coentros. Deitei um pouco de sal por cima das batatas e reguei tudo com azeite.
Levei ao forno durante 40 minutos a 250º e por fim deixei cozinhar 5 minutos no grill. Ficou deveras apetitoso, guloso e saboroso, tendo em conta que foi a primeira vez que cozinhei este prato. Basta ver que não sobrou nada do Polvo, ainda que tenha encolhido, porque o meu marido repetiu três vezes :)
No entanto, é algo trabalhoso porque até colocar tudo no forno requer alguma preparação que demora algum tempo.
É um cozinhado bom para se fazer nos fins-de-semana mais fresquinhos e/ou de chuva em que não saímos tanto de casa, tendo por isso mais tempo disponível para a cozinha...

2 comentários:

Paulinha disse...

Uma verdadeira delícia!!!

moranguita disse...

e um prato delicioso
pelo medo de nao cozinahr bem o polvo nunca experimentei em casa
mas esta tao apetitosos
beijinhos

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Cozinha - O Coração da Casa - www.wook.pt
Pronto a Comer - www.wook.pt
Ingrediente Secreto - www.wook.pt
Em 30 Minutos com Jamie Oliver - www.wook.pt