quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Salada de Polvo com Batata Cozida

Pela primeira vez na minha vida comprei e cozinhei um Polvo, algo que adoro mas que comia sempre fora de casa porque tinha receio e algum "medo" relativamente à forma como era cozinhado, partido e, principalmente, quanto à cabeça. Ainda para mais, já vi documentários que referem o facto de os Polvos serem inteligentes e conseguirem, por exemplo, descobrir caminhos em labirintos... No entanto, há algum tempo que crescia em mim a vontade de experimentar em saborear um Polvo feito por mim e hoje foi o dia de fazer uma Salada de Polvo com acompanhamento para servir de jantar...
Procurei várias receitas na internet porque a minha mãe não gosta nem nunca comprou e/ou cozinhou Polvo e assim sendo inspirei-me na receita que li e vi (o video da confecção) aqui. Deixo os ingredientes e a forma como fiz o Polvo.
Ingredientes:

- 1 polvo com aproximadamente 1.3 Kg que comprei congelado no supermercado,
- 900g de batatas cortadas em cubos,
- 2 ovos cozidos,
- 1 cebola grande picada,
- 1 cebola média com casca,
- 6 dentes de alho picados,
- Azeitonas pretas q.b. (usei uma lata pequena), 
- 1 frasco pequeno de pickles cortados em pedacinhos,
- 1 molho de coentros picados,
- Azeite q.b.,
- Vinagre q.b.,
- Sal q.b.,
- Pimenta q.b.

Preparação:

Coloquei o polvo num tacho, com uma cebola com casca, cheio de água e levei ao lume para cozer durante 1 hora (lembro-me duma amiga dizer que o Polvo estava cozido quando a cebola estivesse cozida).
Noutra panela com água, temperada com sal, coloquei as batatas e os dois ovos e levei a cozer durante 15 minutos. Quando as batatas e os ovos cozeram, deixei arrefecer, tendo entretanto tirado a casca aos ovos.
Enquanto o Polvo estava a cozer, piquei a cebola, os dentes de alho e os coentros e cortei os ovos em 'tiras'.
Passado 1 hora, e depois de o polvo estar cozido, retirei-o do tacho e cortei-o em pedacinhos, tendo constatado que a parte da cabeça estava limpa e retirei apenas alguns bocadinhos e o olho.
Coloquei o Polvo numa travessa e por cima deitei parte da cebola picada, dos alhos picados, dos coentros picados, dos pickles, um pouco de azeitonas e temperei com bastante azeite e com vinagre.
Envolvi tudo muito bem e juntei as batatas e o resto das azeitonas bem como a restante cebola picada, os alhos picados e a  outra metade dos pickles. Por cima coloquei os ovos partidos e o resto dos coentros picados.
Temperei tudo novamente com azeite e vinagre, acrescentei pimenta e envolvi tudo com cuidado para não partir as batatas.
Levei ao frigorifico entre 2 a 3 horas e estava pronto a servir e comer. Ficou óptimo e muito apetitoso. O Polvo estava macio e nada rijo ou com textura de 'pastilha elástica'.
É um prato que demora algum tempo a preparar mas depois de feito, é só retirar do frigorífico e servir. Acho que é óptimo para festas, sem a parte das batatas, ou para uma refeição fresca.
Sem dúvida que irei repetir e fazer mais refeições com Polvo, agora que perdi o medo de o cozinhar. Para além da Salada, adoro Arroz de Polvo e Polvo à Lagareiro...




3 comentários:

Xana Bértolo disse...

Ficou com um excelente aspecto.. Adoro polvo :)
beijinhos

akombi disse...

ficou uma salada bem apetitosa.

moranguita disse...

esta uma salada tao boa
mesmo com a batata que nao e tao comum
beijinhos

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Cozinha - O Coração da Casa - www.wook.pt
Pronto a Comer - www.wook.pt
Ingrediente Secreto - www.wook.pt
Em 30 Minutos com Jamie Oliver - www.wook.pt