sábado, 21 de agosto de 2010

Salame de Chocolate

Aqui está mais uma receita, tão 'básica', simples e saborosa, que faz parte do meu imaginário infantil porque a fazia com a minha mãe, e que nunca tinha feito...
Acho que ando há anos para fazer um Salame e hoje foi o dia porque o meu filho pediu para comer, numa pastelaria, precisamente uma fatia de salame de chocolate...
Assim sendo, telefonei à minha mãe para confirmar a receita e fiz como me disse, sendo que usei margarina a mais (descuido meu) pelo que o salame, depois de feito e enrolado, deitava líquido que retirei, colocando o salame noutra folha de papel vegetal.
Desfiz em pedaços um pacote de 200 gramas de bolacha maria. Geralmente coloco as bolachas num saco de plástico e vou amassando as bolachas dentro do saco que se vão partindo. Neste caso também tive a ajuda do meu filho a partir as bolachas.
Num tacho levei a derreter 200 gramas de margarina que quando estava líquida, juntei um pacote de 125 gramas de chocolate em pó. Envolvi tudo muito bem e juntei um ovo inteiro. Mexi tudo e deitei na tigela onde já estavam as bolachas partidas. Adicionei três colheres de sopa de açúcar, mexi novamente e deitei a mistura sobre uma folha de papel vegetal onde espalhei um pouco de açúcar. "Embrulhei" e enrolei o preparado para que ficasse em forma de torta e como tinha ainda algum líquido devido à margarina a mais que utilizei, coloquei o preparado noutra folha de papel vegetal.
Levei ao frigorífico onde enrijeceu e estava pronto a comer, muito saboroso e apetitoso. Faz-se tão depressa que agora já sei que poderei voltar a repetir a confecção do Salame.

5 comentários:

Anónimo disse...

Que delicioso!!!
Hum

akombi disse...

sabes que a perguiça de fazer uma receita tão simples leva-me a comprar muitas vezes salame, que é tão apreciado cá em casa. No Pingo doce há um com amêndoas...hummm uma delicia (claro para quem aprecia frutos secos)....outra versão que gostamos é a substituição da bolacha por cereias, o melhor é com arroz tufado.

akombi disse...

áaaa esqueci-me doutra versão que tb é apreciada cá em casa é brigadeiros de salame, faz-se a receita básica do salame, moldam-se bolinhas que são cobertas por coco ralado ou chocolate granulado.

Anabela disse...

esta com muito bom aspecto,comia ja uma fatia ao pequeno-almoço,bjs

Sandra disse...

esta receita foi a 1ª receita k me lembro de fazer qd era pequena (devia ter uns 6 anos), foi a minha madrinha k me ensinou!

Mas tal cm tu, ainda não fiz aqui em casa, mas acredito que o D. ia devorar o salame, já que ele adora chocolate!

Bjs e bigada pela recordação

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Cozinha - O Coração da Casa - www.wook.pt
Pronto a Comer - www.wook.pt
Ingrediente Secreto - www.wook.pt
Em 30 Minutos com Jamie Oliver - www.wook.pt