domingo, 15 de agosto de 2010

Bolo de Chocolate com Framboesas

Este bolo que fiz era suposto ser uma tarte de chocolate com framboesas que vi num dos programas da Mafalda Pinto Leite cujo programa, curiosamente, na parte das compras até foi filmado no Oeste, mais precisamente nas Caldas da Rainha.
De qualquer forma, não encontrei em casa a forma que tenho para tartes (devido à mudança de casa) e o supermercado próximo também não tinha à venda formas destas.
Achei que resolvia o problema colocando a massa quebrada (comprada 'fresca' no supermercado) para a tarte numa forma para bolos das que se abrem de lado. Enganei-me redondamente pois a massa 'descaíu' e assim, ao invés de termos uma tarte, tivémos um bolo (delicioso) com massa quebrada no fundo.
Deixo aqui a receita, da forma como fiz. A receita original pode ser encontrada com mais detalhes aqui.
Ingredientes:
120g de manteiga sem sal
200g de chocolate preto
4 ovos,
4 colheres de sopa de açúcar,
1/4 chávena de café expresso,
1 colher de sopa de coco ralado,
1 caixa de framboesas (à venda nos supermercados).

Aqueci o forno a 200º. Coloquei a massa numa forma de bolos, das que se abrem de lado mas deveria ter sido colocada numa forma de tarte com o fundo removível. Coloquei no frigorifico por 15 minutos até ficar firme e piquei a base com um garfo. Reservei.
Para fazer o recheio, derreti a manteiga e o chocolate em banho-maria. Retirei do lume e adicionei o açúcar, misturando e envolvendo tudo. Separei os ovos, colocando as gemas uma a uma na tigela com o chocolate e as claras noutra tigela.
Misturei bem as gemas na mistura de chocolate e juntei o café.
Bati as claras em castelo e incorporei delicadamente com o chocolate. Deitei a mistura para dentro da forma e polvilhei com as framboesas, pressionando ligeiramente para que ficassem um pouco submersas. Levei ao forno por 30 minutos a 200º ou até ficar com o exterior duro mas não completamente firme no interior. Retirei do forno e estava óptimo, ainda que com os percalços da forma e de não ter ficado propriamente uma tarte mas cá em casa ninguém se queixou...

4 comentários:

Sandra disse...

A tua não ficou nada a atrás! Está com um óptimo aspecto ...

Eu vi o programa e tb fiquei de olho na receita!

Obrigada pela partilha! Já fiz o copy.

Bjs

Carla disse...

A cara está ótima hein ?!
Muito bom.
Vou querer fazer aqui em casa agora hehe

Grande beijo
http://petisconopalito.blogspot.com

kombi disse...

tb acho que o teu bolo ficou muito tentador, e tb vi esse programa e apesar de não gostar muito dela, acho-a uma cópia barata da nigella, tanto quer ser "finess" como dá cada "pontapé" na lingua, não que eu seja uma perita, mal de mim que falo e escrevo mal, mas para um programa com o aspecto que quer dar e para quem já publicou livros deixa um pouco a desejar.

Ana Luísa disse...

KOMBI: Eu também prefiro a Nigella;) Aliás, o primeiro programa que vi da Mafalda P. Leite não me causou muito boa impressão... Com este até lhe achei piada mas continuo a preferir a Nigella e o seu estilo...
Beijinhos!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Cozinha - O Coração da Casa - www.wook.pt
Pronto a Comer - www.wook.pt
Ingrediente Secreto - www.wook.pt
Em 30 Minutos com Jamie Oliver - www.wook.pt