sexta-feira, 20 de maio de 2011

Fondant de Limão

Quem acompanha este blog deve recordar-se certamente de eu ter referido que tínhamos cá em casa um "excedente" de limões que deu origem a um Bolo de Limão e posteriormente a um Pudim de Limão.
Ainda nesse âmbito dei por mim a olhar para uma receita que tinha para fazer há imenso tempo e que nunca calhou a fazer: Fondant de Limão mas acho que também poderia ser uma espécie de Crumble de Limão porque achei que ficou parecido ao Crumble de Maçã que tinha feito há uns tempos.
Assim sendo, esta espécie de bolo 'raso' rendeu um tabuleiro médio/grande de ir ao forno e ficou realmente muito bom sendo óptimo para cortar aos rectângulos, por exemplo.
Em relação à receita propriamente dita, e como sempre tive a precisosa ajuda do meu filho, misturei numa tigela 300 gramas de farinha, sal (q.b.) e 100 gramas de açúcar em pó. Adicionei cerca de 200 gramas de manteiga aos pedacinhos (podia ter sido derretida préviamente) e misturei tudo até obter uma massa de aspecto arenoso.
Aqueci o forno a 180º e estendi a massa num tabuleiro de ir ao forno previamente untado com manteiga e polvilhado com farinha. Levei ao forno até a massa ficar dourada (+-15 minutos).
Entretanto, enquanto a massa cozia no forno, misturei 4 ovos com 350 gramas de açúcar até fazer espuma. Adicionei o sumo de um limão médio bem como a raspa da sua casca e envolvi tudo muito bem.
Retirei a massa do forno, entretanto cozida, tendo deixado este ligado e juntei-lhe a massa e levei ao forno por mais 20 minutos. Deixei arrefecer e polvilhei com açúcar em pó.
Ficou tão guloso que ainda que rendesse uma quantidade grande de bolo desapareceu num ápice...


4 comentários:

moranguita disse...

humn os limoes cteem sido muito ebm usados.
ja esta na minha lista para fazer
beijinhos e bom fim de semana

O Barriguinhas disse...

Hummmm que delícia :) Quero provar. Bjs

São Ribeiro disse...

DE DEIXAR ÁGUA NA BOCA...ADOREI...FICOU 5*****
BOM FIM DE SEMANA
BJS

Luisa Alexandra disse...

Conheci o teu blog através de uma amiga e gostei imenso do que aqui tens. Também adoro limão, óptima sugestão!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Cozinha - O Coração da Casa - www.wook.pt
Pronto a Comer - www.wook.pt
Ingrediente Secreto - www.wook.pt
Em 30 Minutos com Jamie Oliver - www.wook.pt