segunda-feira, 30 de maio de 2011

Terrina de Fiambre com Espinafres e Ananás

Assim que vi esta receita na "Dica da Semana", do LIDL, da semana passada, ficou logo debaixo de olho, tendo valido a pena a sua colocação em prática.
Assim, para fazer esta receita (que alterei à minha maneira) precisei de:
- 200 gr de espinafres ultracongelados,
- 400 gramas de fiambre de Porco (nem grosso nem fininho),
- polpa de tomate,
- 4 fatias de ananás,
- 12 fatias de pão de forma branco (aqui depende do tamanho do tabuleiro que levarem ao forno - eu usei pão de forma tipo "panrico" mas da marca Pingo Doce), 
- 100 g de margarina,
- 60 g de farinha,
- 1 litro de leite,
- 100 g de queijo ralado (não tinha e por isso usei fatias de queijo...),
- Sal q.b,
- Pimenta q.b

Para fazer esta Terrina levei ao lume, num pouco de margarina, os espinafres semi descongelados (deveriam estar descongelados na totalidade mas... não tive tempo!) e quatro fatias de ananás cortadas aos pedaços. Temperei-os com um pouco de sal e pimenta e deixei-os cozinhar até perderem o líquido. Quando estavam prontos, reservei.
Para preparar o molho levei ao lume um tacho com um pouco de margarina, deixei-a derreter, juntei a farinha e mexi bem. Depois juntei o leite em fio, mexendo sempre até obter um molho cremoso. Temperei com sal e pimenta e reservei. Este molho fez-me lembrar o molho béchamel ultra rápido da Nigella...
Entretanto liguei o forno a 200˚C.
No fundo de um tabuleiro coloquei uma camada de fatias de pão de forma (retirar a côdea é opcional - só retirei a da parte de cima) barradas com polpa de tomate.
Cubri com as fatias de fiambre e espalhei por cima os espinafres.
De seguida cubri com outra camada de fatias de pão de forma barradas com polpa de tomate, cubri tudo com o molho e era suposto polvilhar com o queijo ralado que não tinha. Como tal coloquei algumas fatias de queijo, não fica tão bom mas o importante é que o sabor do queijo ficou lá.
Levei ao forno durante 20 minutos e quando tudo começou a ficar dourado retirei e servi. Como disse o meu filho, parecia uma pizza diferente... Ficou muito bom e é para repetir muitas mais vezes.


3 comentários:

Isabel Salvador disse...

ai amiga que coisa boa esse queijinho derretido maravilhoso...bjokinhass

Luisa Alexandra disse...

Parece esmo uma refeição deliciosa!

comidinhas da elsa disse...

Esta receita também me agradou muito, mas eu vou trocar os espinafres por couve lombarda, acho que é o único legume de que não gosto mesmo nada.
Jocas

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Cozinha - O Coração da Casa - www.wook.pt
Pronto a Comer - www.wook.pt
Ingrediente Secreto - www.wook.pt
Em 30 Minutos com Jamie Oliver - www.wook.pt