quarta-feira, 11 de maio de 2011

Biscoitos para o Lanche muito simples

Andava eu nas minhas pesquisas pela internet à procura duns biscoitos que fossem fáceis de fazer, em que pudesse usar as forminhas que comprei há uns tempos (e que ainda estão por estrear) e em que pudesse ter a ajuda do meu filho (como é habitual na cozinha) e do seu mano, quando me deparei com esta receita no 'site' da Vaqueiro.
Estes biscoitos ficam óptimos mas a massa não fica suficientemente 'rija' para podermos usar as forminhas pelo que optei por fazer pequenas bolachas que desapareceram num ápice. Tendo em conta que de cada vez que levava o tabuleiro ao forno este tinha entre 9 a 12 biscoitos, diria que a receita rendeu cerca de 50 bolachinhas. Penso sempre que vou guardar algumas para mais tarde mas entre as saídas do forno e até à hora do jantar os homens lá de casa encarregaram-se de fazer com tudo desaparecesse. Pronto, ok, eu também comi uma meia dúzia, é que é realmente difícil de resistir...
Assim sendo, para fazer estes biscoitos simples e gulosos utilizei:
- 150 gr de farinha,
- 125 gr de margarina Vaqueiro,
- 100 gr de açúcar + o necessário para polvilhar os biscoitos, 
- 4 gemas (3 para a massa + 1 gema para pincelar a massa antes de ir ao forno),
- 0,5 dl de leite.

Misturei numa tigela a farinha com o açúcar, a margarina e 3 gemas. Adicionei o leite a pouco e pouco amassando muito bem. 
Moldei em bola e deixei descansar um pouco.
Depois fiz pequenas bolinhas com a massa e coloquei-as sobre papel vegetal (previamente untado) que coloquei num tabuleiro.
Pincelei as bolinhas da massa com a restante gema desfeita. Achatei um pouco fazendo pressão com os dentes de um garfo e cozi no forno a 200º durante cerca de 15 minutos.
Como cada tabuleiro levava 9/12 bolinhas, ia retirando do forno e acrescentando mais. Como entretanto o forno está quente convém ter em atenção que as bolachinhas podem cozer em apenas 10 minutos.
Vão-se retirando do tabuleiro com a ajuda de uma espátula e, caso se queira, são polvilhadas enquanto estão quentes com açúcar (não polvilhei a totalidade das bolachas a pensar nas que eu iria comer...).


5 comentários:

Sabores com História disse...

Parecem-me ser dos bons, fiquei aqui com vontade de experimentar.

Sandra disse...

Como eu adoro bolachas, biscoitos e td o que sirva para beber com um chazinho!

Já tomei nota da receita. Um dia desses trataremos do assunto!

Bjim

São Ribeiro disse...

UNS BISCOITOS QUE ALÉM DE LINDOS PARECEM SER BEM DELICIOSOS.
BJS

Margarida disse...

Ola, descobri hoje o teu blog e olha que bela recepçao... umas bolachinhas deliciosas,... ja levava uma para o meu lanche com uma bela chavena de cha!!!

Se quiseres passar pelo meu cantinho fica á vontade é que eu entrei no teu para ficar!!!

Beijinhos

moranguita disse...

realmente sao tao faceis de fazer. la em casa acontece o mesmo
mal sai do forno e logo devorado
beijinhos

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Cozinha - O Coração da Casa - www.wook.pt
Pronto a Comer - www.wook.pt
Ingrediente Secreto - www.wook.pt
Em 30 Minutos com Jamie Oliver - www.wook.pt