domingo, 8 de maio de 2011

Arroz de Salsichas à Valenciana à minha maneira

Fui buscar inspiração para esta receita na revista "Cozinha Semanal", n.º 505, Especial Arroz, Maio de 2011 mas acabei a fazer este prato com algumas diferanças da receita original pelo que deixo aqui a minha forma de fazer este Arroz que fez imenso sucesso cá em casa junto dos adultos (eu e o meu marido) e das crianças (o meu filho e o seu mano).
Assim, levei a refogar em azeite, num tacho grande (volto a reforçar a ideia de que gosto de cozinhar em tachos grandes mesmo que não vá fazer grandes porções de comida), uma cebola pequena picada e três dentes de alho picados. Quando tudo começou a alourar adicionei cerca 24 salsichas enlatadas (três latas de 8 salsichas cada) cortadas às rodelas, uma caixa de bacon aos pedaços (cerca de 150 gramas), um pouco de milho que tinha congelado (mais ou menos três colheres de sopa), ervilhas (a gosto - podiam ter sido adicionadas mais mas como cá em casa só eu e o meu filho é que gostamos adicionei apenas cerca de três colheres de sopa) e quatro rodelas de ananás partido aos pedaços. Juntei ainda o sumo do ananás uma vez que se tratava de uma lata pequena apenas com as referidas quatro fatias.
Quando tudo tinha um ar frito, juntei açafrão (mais ou menos duas colheres de sopa), mexi, envolvi, e deixei cozinhar durante mais cinco minutos.
Juntei depois cinco canecas de água quente (que iriam ser a medida do arroz, no caso duas canecas de arroz) e quando tudo ferveu juntei as duas canecas de arroz. Temperei com um pouco de sal, fui sempre mexendo, e deixei cozinhar durante dez minutos. Quando apaguei o lume tapei muito bem o tacho com a sua tampa por forma a que o arroz 'abrisse' e 'terminasse' de cozer no vapor da sua própria cozedura durante cerca de 5 minutos.
Estava pronto e ficou muito apetitoso. É uma espécie de Arroz à Valenciana mas apenas com Salsichas e os restantes ingredientes. É muito fácil e rápido de fazer porque é confeccionado com enlatados. Por esse motivo também pode ser feito quando não temos nada preparado e é também uma forma de "disfarçar" ingredientes chamados "(quase) de plástico" que assim ficam misturados com fruta e legumes.

5 comentários:

São Ribeiro disse...

O ASPECTO ESTA ÓTIMO.
É UM ARROZ QUE APRECIO IMENSO.
BJS

sandra santos disse...

ora ai está um pratinho barato,e muito bom..tambem compro sempre essa revista ainda hoje de manha a desfolhei..

Isabel Salvador disse...

muito bom aspecto amiga muito mesmo..bela foto...bjokinhass

Receitas para a Felicidade disse...

Tem um aspecto DE-LI-CI-O-SO, uma bela sugestão sem dúvida, obrigado por partilhares,

beijinhos eboa semana!!

akombi disse...

apesar de não gostar de fruta em pratos salgados acho que o ananas deve de ter dado um toque bem especial, que bela sugestão.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Cozinha - O Coração da Casa - www.wook.pt
Pronto a Comer - www.wook.pt
Ingrediente Secreto - www.wook.pt
Em 30 Minutos com Jamie Oliver - www.wook.pt