domingo, 1 de maio de 2011

Arroz de Peixe "revisitado"

Aqui está mais um prato que costumo fazer cá em casa e que até já o tinha colocado aqui há bastante tempo (há cerca de quatro anos).
No entanto, hoje voltei a fazê-lo e como introduzi algumas pequenas alterações decidi colocar aqui a forma como fiz agora este Arroz de Peixe imensamente saboroso e que rendeu uma grande quantidade. Dava à vontade para seis pessoas.
Deitei num tacho grande (para este tipo de receitas gosto de cozinhar em tachos grandes por forma a poder mexer e envolver tudo muito bem sem receio de salpicos) um pouco de azeite, uma cebola picada, 3 dentes de alho picados, 1 folha de louro e 1 pacote de polpa de tomate.
À parte, noutro tacho, levei a cozer temperadas apenas com sal, duas postas grandes de Garoupa que reservei quando cozeram para entretanto retirar as espinhas e ficar apenas com os pedaços carnudos de peixe branco, limpo, sem peles e espinhas.
Entretanto deixei refogar tudo um pouco (a cebola, o alho e o tomate) e adicionei uma embalagem de 'cocktail de marisco' do Pingo Doce que tem cerca de 400 gramas. Deixei refogar por mais 5 minutos e temperei com um pouco de sal e piri-piri.
Adicionei à mistura toda a água da cozedura da Garoupa que passei por um coador por forma a que não ficassem restos de peles e/ou espinhas do peixe.
Quando ferveu deitei três chávenas de chá de arroz que deixei cozer durante cerca de dez minutos. Quando passaram cinco minutos da cozedura do arroz, adicionei dez camarões grandes e dez delícias do mar que fazem as delícias do meu filho, temperei com mais um pouco de sal e piri-piri e deixei cozer mais cinco minutos. Nessa altura apaguei o lume, tapei o tacho completamente e deixei que o arroz "abrisse" no vapor da cozedura por mais cinco minutos.
Ficou muito saboroso e no prato juntámos salsa (poderiam ter sido coentros) já que como o filhote não gosta, não a coloco espalhada por cima do arroz ainda no tacho que é como gostamos...


Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Cozinha - O Coração da Casa - www.wook.pt
Pronto a Comer - www.wook.pt
Ingrediente Secreto - www.wook.pt
Em 30 Minutos com Jamie Oliver - www.wook.pt