segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Empadão de alheira com espinafres

Assim que vi esta receita na Dica da Semana fiquei logo de olho nela porque me pareceu muito apetitosa... Não é que cá em casa seja costume comer Alheiras mas pareceu uma boa ideia juntá-la aos Espinafres e à batata frita palha. Para além disso, no tempo mais frio prefiro e adoro comidas mais reconfortantes, de preferência que tenham que ir ao forno.
Assim, para um tabuleiro médio precisei de:
- 2 alheiras,
- 400 gr de batata frita palha,
- o miolo de uma broa de milho (mais ou menos 300 gramas),
- 6 dentes de alho,
- 400 gr de espinafres congelados,
- Azeite a gosto,
- farinha q.b.,
- Sal q.b.,
- Pimenta.
Preparação:

Retirei a pele às alheiras, cortei-as em pedaços, deitei-as para uma frigideira e deixei cozinhar até ficarem douradas, mexendo de vez em quando. Aqui convém ser uma frigideira anti aderente ou então 'borrifar' o fundo de uma frigideira com um pouco de óleo senão a Alheira pega-se aos tachos.
Entretanto, noutro tacho, levei ao lume um tacho com um pouco de azeite, três dentes de alho picados e os espinafres já quase descongelados. Deixei cozinhar em lume brando até os espinafres descongelarem na totalidade, mexendo de vez em quando. Depois, aumentei o lume e deixei os espinafres cozinharem até que toda a água evaporou. Polvilhei com a farinha para engrossar, mexi bem e temperei com sal e pimenta.
À parte cortei a côdea ao pão de milho e retirei-lhe o miolo que coloquei logo num tacho. Adicionei três dentes de alho picados, reguei o pão e os alhos com azeite e levei tudo ao lume até o pão começar a ficar dourado e reservei.
Num tabuleiro médio de ir ao forno, espalhei a batata frita palha no fundo, espalhei os espinafres por cima, cubri com a alheira e polvilhei com o pão de milho.
Levei ao forno, previamente aquecido, a 200º durante 15 minutos apenas para dar mais uma corzinha e estar bem quentinho.
Só posso dizer que fica ótimo e muito saboroso e apetitoso. Só me apetecia era repetir mas como refeição altamente calórica que é, 'contive-me' ;)


13 comentários:

Xana Bértolo disse...

Já misturei alheira com espinafres, e é uma delicia.. Gostei deste empadão, deve ser fabuloso!!!
beijinhos

São Ribeiro disse...

TAMBÉM FIQUEI DE OLHO NESSA RECEITA , ESTA MESMO UMA DELICIA.
BOA SEMANA
BJS

Diogo Marques disse...

Um empadão diferente, mas mesmo por isso especial! Tudo com alheira fica BOM!

Sandra disse...

Que giro, este fds comprei alheira, para fazer esta receita. O teu F. também comeu?

Estou na dúvida se o meu comerá esta comida.

Bjs

Just Me disse...

Deve ficar uma delícia! E quantas calorias?? ui ui...

Cocktail de Receitas disse...

SANDRA E DINIS: Comeu a parte sem os espinafres :(
De resto, comeu tudo mas os espinafres é que 'tá difícil'... :S
Beijinhos!

Luisa Alexandra disse...

É uma refeição de aspecto muito bom, certamente faz sucesso de tão apetitosa!

Sandra disse...

:) Imagino
O meu adora, frango à brás, ele adora estas batatinhas

bjs

akombi disse...

qd vi a receita no programa fiquei tentada, acho que é uma combinação deliciosa.

regina disse...

Este empadão tem um aspecto delicioso :-)
Adorei o blogue.
Beijinhos

Dulce Caldeira disse...

Deve ficar tão bom, também lhe pisquei o olho;)
Beijinhos bom fim de semana.

O Cantinho da Sophia disse...

Descobri o seu blog e gostei bastante. Já me fiz seguidora.
Esta refeição deve ser uma tentação.

Beijinhos

Rosita Vargas disse...

Estupenda receta me encanta este pastel sabrosos y saludable,abrazos y abrazos.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Cozinha - O Coração da Casa - www.wook.pt
Pronto a Comer - www.wook.pt
Ingrediente Secreto - www.wook.pt
Em 30 Minutos com Jamie Oliver - www.wook.pt