domingo, 21 de março de 2010

Jamie's Ministry of Food

Não sei se já viram este programa na SIC Mulher...? Obviamente que já conhecia o Jamie Olivier mas desconhecia este seu lado educativo, interessado e pragmático.
Devo dizer que não teria nem metade da sua paciência nesta missão quase impossível que é a de ensinar as pessoas a cozinhar bem como incentivá-las a passar aos amigos e conhecidos as receitas que entretanto aprenderam porque aquela gente não sabe cozinhar absolutamente nada!!!
Devo dizer que fiquei "banzada" com o primeiro programa que vi. Bem sei que ninguém é perfeito nem obrigado a saber cozinhar, não sou fundamentalista, mas ver casos de famílias com crianças de 2/4/6 anos, pessoas com 40 e 50 e tal anos que nunca tinham cozinhado, chocou-me profundamente... Só comiam comida enlatada, congelada, pré feita e gastavam imenso dinheiro a comprar comida feita e a irem a restaurantes.
Nesse primeiro programa que vi, havia uma menina de 2 ou 3 anos que estava a comer pela primeira vez comida feita em casa... Ora quão normal é isto...?
O Reino Unido está mesmo com um grande problema entre mãos porque do que tenho visto ninguém cozinha e a obesidade cresce a olhos vistos.
A missão do Jamie é quase impossível mas é também de louvar porque de facto colocou imensa gente a cozinhar, a aprender que afinal não é assim tão difícil e que até fica mais saboroso e barato do que andar sempre a comer por fora.
Lembro-me ainda duma senhora de 50 e tal anos que só comia os restos e o que os pais faziam, como é isto possível...
Volto a dizer que não sou fundamentalista nem estou para aqui a criticar gratuitamente mas se puderem vejam o programa, seja on line, seja na SIC Mulher e depois digam-me o que acharam...
Como é possível ter 40 e tal anos e nunca se ter descascado uma cebola ou uma cenoura... É algo que não consigo entender...

8 comentários:

moranguita disse...

por acas0o vi tambem esse programa.
eu naos ei como conseguem eu nao conseguiria comer comida de plastico todos os dias
e de loyvar este homem e a realidade do reino unido tambem real aqui m algumas casas acredito eu
beijinhos

Abelha Maia disse...

Este programa já tinha dado uns episódios, ainda bem que voltaram a dar, gosto muito.
Bjsss

Raquel Alabaça disse...

Eu vi ontem na Sic Mulher, mas já tinha visto esta série no People & Arts. Também fiquei impressionada.

Vê este vídeo, ele ganhou o prémio da TED, com o projecto de ensinar cada criança sobre a alimentação: http://www.ted.com/talks/jamie_oliver.html

Para mim também era impossivel acreditar nisto, e estamos a falar de países desenvolvidos onde mesmo nas escolas se come "junk food", mas é um grande desafio a que ele se propôs.

Bjs

kris&biduzito disse...

Este ainda não vi. mas vi o outro em que ele andava a mudar a alimentação nas escolas, e em algumas até ouve cozinheiras que se despediram porque dava muito trabalho fazer o que quer que fosse diferente do que eles faziam todos os dias, batatas fritas e os doradinhos no forno, havia escolas que comiam " fish & chips" todos os dias...
acho que é mesmo o maior problema deles, não sabem comer...

Ana disse...

Também já tinha visto esse programa, e realmente é inadmissível, principalmente pela oferta que o reino unido têm de mercados. Apenas conheço Londres, volta e meia vou lá passar fins de semana, e realmente os mercados deles são fantásticos, é de encher os olhos, com a variedade de coisas.

Xana Bértolo disse...

Eu ainda não vi, mas a minha colega aqui do trabalho não se cala com ele :)
beijo

sandra santos disse...

eu vejo sempre que dá e aproveito quando não posso para gravar e ver quando da jeito,acho simplesmente brutal pessoas nunca comerem comida caseira,

Sofia Guerra Carvalho disse...

Qd vejo programas sobre alimentação em Inglaterra fico sempre chocada (já vi este que falas)!
O das escolas (tb do Oliver) foi igualmente chocante...
E há uns tempos vi um documentário sobre crianças obesas (tb em Inglaterra) em que nunca me esquecerei de um menino com uns 7/8 anos que costumava comer sempre um pacote de batatas fritas ao pequeno almoço (era apenas isso o seu peq. alm). Até me emocionei pois acho que isto não deixa de ser negligência com a saúde das crianças! É de louvar o que ele tem feito.

Bjs

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Cozinha - O Coração da Casa - www.wook.pt
Pronto a Comer - www.wook.pt
Ingrediente Secreto - www.wook.pt
Em 30 Minutos com Jamie Oliver - www.wook.pt