domingo, 24 de fevereiro de 2008

Peitos de Frango Com Rebentos de Soja

Esta receita foi 'inventada' à última da hora para o nosso jantar (duas pessoas)...
Cortaram-se dois peitos de frango em tirinhas e levaram-se a fritar num pouco de azeite com alho e cebola picados.
Tempera-se o frango com um pouco de sal e de pimentão doce.
Juntei pedaços de ananás, rebentos de soja (utilizei metade de uma lata) e cubinhos de 'bacon'. Deixei refogar um pouco e juntei meio pacote de polpa de tomate. Refoguei mais um pouco e juntei um pacote de natas. Deixei estar ao lume mais 5 minutos e estava pronto. Servimos com arroz branco.


sábado, 23 de fevereiro de 2008

Queijadas de Leite

Encontrei esta receita muito fácil aqui. Como não leva muito açúcar, foi "aprovada" pela minha mãe que é diabética e pelo meu filho que não queria outra coisa...

INGREDIENTES:

- 100 gr de farinha,
- 50 gr de açúcar,
- 50 gr de manteiga,
- 2 ovos,
- 0,5 Lt de leite.

Misturar os ovos batidos com a manteiga derretida e o açúcar, mexer bem e adicionar a farinha e o leite em fio. Untar e polvilhar forminhas e verter nelas a massa, sem encher na totalidade. Levar ao forno pré-aquecido a 180ºC cerca de 40 minutos ou até ficarem douradas.

Esta porção "rendeu" 19 queijadas baixinhas. Para a próxima, como percebi que as queijadas não 'cresceram', encherei mais as formas.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Tarte de Cogumelos e Espinafres

Esta receita de tarte é muito fácil. Aliás, a base é sempre a mesma (1 pacote de natas misturado com 3 ovos inteiros) a que se junta o conteúdo que bem entendermos (neste caso juntei 1 lata de cogumelos laminados e uma 'bólinha' de espinafres congelados). Juntei um pouco de sal e mexi tudo muito bem. Deitei sobre a massa areada préviamente comprada e colocada numa forma para tartes, de acordo com as instruções que vinham na embalagem.
Levei ao forno cerca de 30 minutos a 250º.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

As minhas saladas

as que costumam acompanhar as refeições são assim, simples e 'básicas'.
Quando tenho tudo em casa, levam: alface, agrião, cebola, tomate e coentros. Depois tempero com azeite, vinagre de sidra e um pouco de sal. Por vezes junto oregãos e alho em pó. Fica óptimo!


sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Bacalhau à mistura de várias receitas

Pesquisei na net várias receitas com Bacalhau desfiado. Encontrei tantas e tão apetitosas que fiquei baralhada e decidi fazer algo de acordo com os ingredientes que tinha em casa.
Usei uma embalagem de Bacalhau já desfiado que "deixei de molho" de um dia para o outro.
Fiz um refogado com azeite, cebola e alho. Quando começaram a 'alourar' deitei o bacalhau para fritar um pouco. Coloquei mais azeite e juntei um pouco de pão de broa de milho desfiado e metade de uma farinheira (sem pele). Acrescentei um pouco de pimenta e deixei refogar.
Numa travessa de ir ao forno, coloquei no fundo um pacote de batata frita 'palha'. Deitei o bacalhau refogado por cima. Por cima de tudo deitei molho béchamel (como estava sem tempo e paciência, utilizei o molho já feito - um pacote de 500 ml.) e um pouco de pão ralado.
Levei ao forno a gratinar durante cerca de 15/20 minutos a 250º. Está pronto quando a 'cobertura' estiver dourada.

terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Filhoses do Carnaval (da minha mãe)

Segundo a minha mãe, na sua infância, no dia de Carnaval, faziam esta 'espécie' de filhoses na sua 'terra' no Alto Alentejo a que deram o nome de Filhoses do Carnaval.

- 1 Kg de Farinha,
- 2 ovos,
- Sumo de 1 Laranja,
- 125 gr de Banha,
- 125 gr de Margarina.

Misturar estes ingredientes. Deve juntar-se a água morna até a massa ficar 'boa' para se estender com o rolo. Estender a massa, sem ficar muito fininha, e cortar com uma tigela ou da forma que se quiser para dar a forma à filhós. Segundo a minha mãe, as suas tias e primas alentejanas colocavam um pano branco, limpo, nos joelhos, e a massa era cortada com as mãos ficando com a forma da rótula e era esticada assim....
Fritar e polvilhar com açúcar e canela a gosto.

domingo, 3 de fevereiro de 2008

Bolo de Laranja rápido

Retirei esta receita daqui mas fiz algumas alterações.

Ingredientes:

- 6 ovos inteiros,
- 1 chávena (chá) de oléo,
- 1 chávena e meia (chá) de açúcar,
- Sumo de 1 laranja,
- 2 chávenas (chá) de farinha de trigo,
- 1 colher (sopa) de fermento em pó.

Modo de Preparo:

Misturar todos os ingredientes até que a massa faça 'bolhinhas'. Colocar numa forma préviamente untada com margarina e farinha. vai ao forno durante cerca de 40 minutos a 175º.
Depois de cozido, colocar por cima do bolo, ainda quente, o sumo de uma laranja (opção: colocar açúcar).
Fica delicioso e é muito rapido de preparar. Cá em casa todos gostaram ;)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...