domingo, 19 de dezembro de 2010

Bacalhau à Senhor Prior

Fui encontrar esta receita, mais uma de Bacalhau, num folheto do LIDL, de Março de 2009, guardado no meu caderno das receitas, referente à Páscoa. Para além da publicidade aos produtos do supermercado, este folheto traz também algumas receitas como este Bacalhau que é apresentado como sendo um dos pratos principais.
Como já tenho referido por aqui, ando sempre à procura de formas diferentes de cozinhar o Bacalhau pois é um peixe de que gostamos bastante e que cozinho muitas vezes.
Na receita original são referidas 4 postas de Bacalhau demolhado que serão cortadas aos cubos (em crú). Eu para poupar tempo e trabalho, decidi utilizar uma caixa de 400 gramas de Bacalhau desfiado que tinha cá em casa.
Assim sendo, e depois desta nota, vou passar à receita.
Depois de ter o Bacalhau previamente demolhado, passá-lo por farinha e fritá-lo, de ambos os lados, em azeite.
Quando estiver frito, devemos retirá-lo da frigideira e colocar nesta três cebolas médias partidas em meias luas e três dentes de alho picados até alourarem. Temperar com sal e pimenta e deixar ferver.
À parte, descascar e fritar cerca de meio quilo de batatas em rodelas que deverão também ficar a aguardar depois de fritas.
Bater numa tigela 4 ovos e temperá-los com sal e pimenta a gosto.
Num prato de ir ao forno (que deverá estar previamente aquecido a 200º), colocar as batatas fritas no fundo, o bacalhau frito por cima, depois colocar a mistura da cebola e do alho alourado e, finalmente, deitar os ovos por cima de tudo.
Levar ao forno durante meia hora a 200º até os ovos ficarem cozinhados e servir polvilhado com salsa picada. Como o filhote não gosta de salsa, optei por a colocar à parte para quem quisesse se servir e colocar a Salsa no seu próprio prato.
Ficou muito saboroso e 'guloso'. Será para repetir muitas mais vezes.

2 comentários:

Raquel Alabaça disse...

Que aspecto fabuloso, vou copiar a receita.
Também fazemos muitas vezes refeições de bacalhau e no Oeste temos bons fornecedores de Bacalhau!!

Beijinho

moranguita disse...

esta com optimoa specto
tambem tento ir variando mas as vezes aqui em casa nao e nada facil
beijinhos

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Cozinha - O Coração da Casa - www.wook.pt
Pronto a Comer - www.wook.pt
Ingrediente Secreto - www.wook.pt
Em 30 Minutos com Jamie Oliver - www.wook.pt