quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Mousse de chocolate de duas cores

Fiz esta mousse pela primeira vez há muitos anos atrás depois de ter visto a receita numa revista. Com o passar do tempo adaptei a confecção desta mousse de duas cores ao meu "estilo" e trata-se duma mousse 'normal' onde o que chama a atenção é o facto de ter, precisamente, duas cores, devido aos dois chocolates utilizados: branco e o castanho, de culinária.
A forma que utilizo para "operacionalizar" esta mousse é preparar tudo antes de levar os chocolates a derreter.
Assim, coloco num tacho uma tablete de chocolate culinário (200 gramas) juntamente com 125 gramas de margarina. Noutro tacho coloco a tablete de chocolate culinário branco (200 gramas) juntamente com a mesma quantia de margarina (125 gramas) e reservo. (Só uma nota para referir que deixo sempre de fora dois quadrados de cada uma das tabletes para no fim raspar e enfeitar a mousse por cima.)
Em duas tigelas bato, respectivamente, 6 gemas de ovo com 6 colheres de açúcar até ficar esbranquiçado e a fazer bolhinhas e reservo.
Numa tigela grande bato em castelo as 12 claras dos ovos que misturei com o açúcar e reservo.
Começo por fazer a mousse de chocolate castanho, como faço habitualmente a minha mousse de chocolate, levando a lume pequeno e baixo o chocolate com a margarina. Quando tudo está derretido e depois de mexer apago o lume e junto a este preparado a mistura das gemas com o açúcar. Envolvo tudo e vai ficando com um aspecto cremoso e fofo. Depois de tudo envolvido, junto metade das claras em castelo e a mousse está pronta quando está lisa e com um ar volumoso e cremoso. Reservo esta mousse e depois volto a repetir estes passos com o chocolate branco.
Depois eu diria que é quase uma questão de sorte ou ciência ou de equilibrismo porque eu "limito-me" a pegar em cada uma das tigelas que têm cada uma das mousses, uma em cada mão, e sobre uma tigela grande verto as duas ao mesmo tempo lá para dentro e parece quase um milagre o facto de as mousses de cores diferentes não se misturarem. Fica um efeito giríssimo com metade da tigela com mousse branca e a outra metade com mousse castanha.
Por cima enfeito com raspas das tabletes de chocolate branco e castanho. Idealmente deverá ir ao frigorífico de um dia para o outro para 'enrijecer' e não ficar líquida.
Fiz esta mousse para levar para a passagem de ano amanhã que será passada entre amigos, espero que gostem e aqui fica também uma sugestão doce para a vossa entrada em 2011.


2 comentários:

Isabel Salvador disse...

também já fiz mas fiz tipo mármore ficou com um efeito lindo a tua também está linda e segura,bjokinhass

moranguita disse...

que bela tacinha amiga
assim agrada a tods la em casa
ta anotado
beijinhos

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Cozinha - O Coração da Casa - www.wook.pt
Pronto a Comer - www.wook.pt
Ingrediente Secreto - www.wook.pt
Em 30 Minutos com Jamie Oliver - www.wook.pt