quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Artefactos culinários que estavam em falta na minha cozinha...

Sem eu procurar ou esperar, encontrei num destes dias, às compras no supermercado, dois utensílios culinários que estavam em falta na minha cozinha e que fazem parte do meu imaginário infantil pois a minha mãe sempre os usou e sempre achei que dariam jeito na confecção de algumas receitas.
Em relação ao Almofariz, a minha mãe sempre o usou para "moer" sal, coentros e alhos, por exemplo, mas pode servir para moer outros ingredientes. Foi usado para faxer parte do tempero do Perú de Natal, cuja receita ainda não coloquei aqui.
Quanto ao "corta massa", a minha mãe tem um idêntico ao da foto que comprei, mas em madeira. Nunca a minha mãe comeu, fez ou provou pizzas, sendo que este utensílio sempre foi usado por si para fazer as suas Filhoses de Natal e cortar a massa das Azevias para lhes dar o tal formato de "rissol XL" bem como para fazer uns deliciosos e magníficos rissóis de Pescada que não faz há anos.
E assim a minha cozinha ficou mais rica e composta...

Almofariz

Corta massa

3 comentários:

Raquel Alabaça disse...

Estes utensílios também me acompanharam, o último também era de madeira, mas eu ñão tenho jeito nenhum para o utilizar a cortar rissóis :-)

Beijinhos e um Bom Ano para todos aí em casa.

s20cris disse...

Tenho mesmo de comprar um Almofariz mas não queria de madeira. Queria de marmore, igual ao da minha madrinha. Mas são carotes. Eu secretamente tenho a esperança que um dia a minha madrinha me ofereça o dela :P

Tenho um blog de culinária se puderes passar por lá e comentar o poste que fiz sobre fotografias com marca de água agradecia.
http://aminhacomida.blogspot.com/2010/12/vou-explicar-o-porque-da-marca-de-agua.html

akombi disse...

só tenho o último que uso só para cortar os coscoroes e o meu é bem antigo é de madeira.

agora toca a deliciar-nos com receitas (**,)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Cozinha - O Coração da Casa - www.wook.pt
Pronto a Comer - www.wook.pt
Ingrediente Secreto - www.wook.pt
Em 30 Minutos com Jamie Oliver - www.wook.pt