sábado, 3 de dezembro de 2011

Bolo de Ananás invertido da Nigella

Este Bolo de Ananás Invertido começou por me chamar a atenção num episódio das "Donas de Casa Desesperadas" em que a Gabrielle tentava "provar" ao marido que conseguia e sabia fazer este bolo quando, na verdade, tinha o telemóvel ligado (sem que o marido se apercebesse disso) e seguia as instruções da Bree... Claro que o bolo saíu muito mal e eu fartei-me de rir com aquilo.
Entretanto, passado uns tempos, eis que me deparo com a Nigella a fazer este bolo e a minha curiosidade aumentou e tomei nota da receita. No entanto, só agora, e já decorrido bastante tempo desde a minha intenção em fazer este bolo o coloquei em prática.
Baseei-me na receita original da Nigella mas fiz o bolo "à minha maneira" alterando algumas quantidades dos ingredientes.

Ingredientes:
  • Margarina para untar,
  • 2 colheres de sopa de açúcar,
  • 6 fatias de ananás, mais 6 colheres de sopa do sumo,
  • Cerejas/frutas cristalizadas, 
  • 200 gr de farinha,
  • 1 colher de chá de fermento,
  • 1/4 colher de chá de bicabornato de sódio,
  • 100g manteiga,
  • 200 gr açúcar em pó, 
  • 3 ovos,
  • 1 chávena de chá de leite.
Confeção:
  1.  Pré aquecer o forno a 200°C. Untar a forma de bolo, sem buraco, com margarina.
  2. Espalhar as duas colheres de sopa com açúcar no fundo da forma untada, e depois colocar as fatias de ananás em forma de circulo.
  3. Colocar no meio de cada fatia de ananás uma cereja cristalizada e/ou fruta cristalizada e depois colocar nos espaços entre cada fatia.
  4. Misturar e envolver a farinha, o fermento, os ovos, o bicabornato de sódio, o leite e colocar as colheres de sopa do sumo do ananás para diluir um pouco a massa.
  5. Colocar a massa cuidadosamente sobre as cerejas cristalizadas e as fatias de ananás,
  6. Levar ao forno durante 30 minutos,
  7. Para retirar o bolo da forma utilizar uma espátula ao redor do bolo, colocar um prato por cima e desenformar.
Depois de ter desligado o forno, deixei lá o bolo durante cerca de 20 minutos e só depois o desenformei. Ficou muito apetitoso, fofo e volumoso com um leve sabor do ananás misturado com os pedaços das fatias do ananás... O Bolo saíu tão "direitinho" e "perfeitinho" - é que neste tipo de receitas geralmente sai-me tudo mal... - que só me apetecia mesmo mostrá-lo 'ao mundo' e aqui está ele...!
:D



    7 comentários:

    Just Me disse...

    Apetitoso! Este bolo acompanhado com uma chávena de chá... Huuummm :)

    Eduarda Abrantes disse...

    Que aspecto Yammy!!!

    Luisa Alexandra disse...

    Ficou bem bonito o teu bolo, os meus parabéns!

    Anónimo disse...

    E ainda bem, pois ficou um exemplar perfeito. Nunca o fiz, não por falta de vontade de o comer mas porque tenho medo de não ficar com bom como o de uma amiga que o faz tão bem. Bom domingo.

    _PaulO_ disse...

    Olá
    Desde já os meus parabéns pelo seu blog.
    Gostaria de a convidar para se juntar ao recém criado "Paraíso dos Sabores", um espaço de partilha de receitas, experiências, truques e dicas.
    De momento o "Paraíso dos Sabores" ainda está numa fase relativamente "morna", pois ainda não tem muitos conteúdos, assim como utilizadores.
    Daí este convite, por teria enorme gosto em que se junta-se a esta comunidade e a ajuda-se a crescer, com os seus conhecimentos e esperiências.

    Desde já o meu muito obrigado pelo tempo perdido a ler esta mensagem.
    Ficarei na esperança de a poder reencontrar no "Paraíso dos Sabores".

    Atentamente,
    _Paulo_ , webmaster em www.paraisodossabores.pt.vu

    Sandra disse...

    Faço um bolo parecido na altura do Natal, chamo-lhe bolo de ananás, e coloco caramelo liquido na forma, coloco o ananás ( em baixo e de lado metades), quando estiver frio desenformo e deito por cima calda de ananás com algum açúcar ( quente) para o bolo ficar húmido e com mais sabor a ananás.

    O teu para 1ª vez ficou bem giro !
    bjs

    Su disse...

    Fiz o bolo e ele ficou delicioso
    Parabéns pela receita e pelo blog.

    LinkWithin

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
    Cozinha - O Coração da Casa - www.wook.pt
    Pronto a Comer - www.wook.pt
    Ingrediente Secreto - www.wook.pt
    Em 30 Minutos com Jamie Oliver - www.wook.pt