quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Tortilha de Bacon, Cogumelos e Queijo

Aqui fica uma receita de mais uma Tortilha, prática e saborosa.
Geralmente fazemos a Tortilha de Salsicha, Fiambre e Queijo mas desta vez variámos um pouco nos ingredientes principais.

Assim, para fazer esta Tortilha, para três pessoas e um almoço no dia seguinte, precisámos de:

- 2 batatas médias,
- Azeite q.b.,
- Óleo q.b.
- 1 cebola média/pequena,
- 5 ovos,
- 150 g de Bacon às tiras,
- 3 fatias de queijo fatiado,
- 1 lata pequena de cogumelos laminados,
- Sal q.b.
- Ervas aromáticas q.b.

Numa tigela mexemos os ovos com um pouco de sal e reservamos.
Numa frigideira levámos a fritar num pouco de óleo as batatas, cortadas em cubos pequenos/médios e finos, por forma a que fritassem um pouco.
Entretanto, adicionou-se à fritura a cebola picada que foi alourando enquanto as batatas fritavam ligeiramente por forma a ficarem moles.
Entretanto, quando a cebola alourou e as batatas estavam algo fritas mas ainda moles, retirámos tudo da frigideira, sem o óleo, esmagámos as batatas e colocámos tudo na tigela onde estavam os ovos mexidos e envolvemos tudo.
Reservámos tudo novamente.
Entretanto, levámos a fritar num pouco de azeite as tiras de Bacon e os Cogumelos.
Retirámos do lume e adicionamos tudo à mistura onde estão os ovos envolvidos com as batatas e a cebola e mexemos tudo suavemente.

Levamos ao lume, na mesma frigideira onde fritámos as batatas e a cebola, 1/3  desta mistura, espera-se uns segundos, e juntamos as três fatias de queijo, por forma a cobrir a totalidade da tortilha. Aguardam-se mais uns segundos e deita-se o resto da mistura da Tortilha por cima.
Quando tudo parece estar frito e cozinhado, com a ajuda de um prato raso, preferencialmente mais largo do que a frigideira, viramos a Tortilha para cozinhar do outro lado e adicionamos o resto da mistura da Tortilha.
Depois a opção é servir da própria frigideira ou então retirar da frigideira, com cuidado, para um prato (maior que a Tortilha) e salpicar com as ervas aromáticas.
Acompanhámos com uma salada de alface, tomate e cebola.
Estava muito saborosa e no dia a seguir, ainda mais...
:-)


Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...