domingo, 9 de agosto de 2009

Carne de Porco à Alentejana

Aqui está um prato que a minha mãe sempre fez ou não fosse ela alentejana. E esta é daquelas receitas em que existem as mais variadas versões. Eu fiz a da minha mãe.
Num tacho refoguei em azeite e um pouco de banha os rojões de porco (800 gr) previamente temperados e marinados com alho, colorau, vinho branco, sal e louro.
Deixei cozinhar cerca de 10 minutos, até a carne alourar e juntei um pouco de água. Deixei cozinhar durante cerca de 15/20 minutos até a água desaparecer quase por completo. Nessa altura deitei as amêijoas (500 gr) - no meu caso congeladas e já limpas de areias -, as batatas previamente fritas aos cubos, envolvi tudo cuidadosamente e quando as amêijoas "abriram" a carne estava pronta e 'salpiquei' tudo com coentros picados.


5 comentários:

Rachel disse...

A família do meu marido é Alentejana, esse é um dos pratos que a avó dele fazia muitas vezes, nós em casa já adoptámos umas das muitas tradições deles, no Natal, após a meia-noite e a abertura das prendas, tenho sempre que fritar uma carne de porco e eles comem aquilo com uma satisfação!!

Beijos

moranguita disse...

esta divinal este teu prato. eu adoro ja nao como e a algum tempo.
tenho qu ganhar coragem e fazer estes dias
bom regresso das ferias

Tiago Lopes disse...

Excelente prato... sempre muito saboroso...

Laranja com Canela disse...

Também adoro este prato.

Maria e Companhia disse...

Boa noite...

...fiz este prato há dias e... todos gostaram aqui em casa... sem duvida um prato a repetir!!!!

Obrigada,

Maria & Companhia

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...