quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Pizza...

A minha primeira Pizza caseira foi feita num impulso que estava guardado há imenso tempo. Depois de ter comprado na padaria do Modelo o fermento de padeiro, meti mãos à obra mas tive alguns problemas: dupliquei a receita original pelo que a massa crecheu durante o tempo que repousou e ficou muito alta depois de cozida no forno. Para além disso, e como era a primeira vez que fazia, coloquei a massa num tabuleiro médio de ir ao forno já a pensar, precisamente, que a massa poderia sair "pelos lados" e assim a Pizza ficou rectangular em vez de redonda.
Vou deixar a receita da quantidade que fiz mas posso dizer-vos que metade é suficiente para 4 pessoas e para que a massa não se sobreponha ao recheio. Esta quantidade que fiz dava à vontade para 6/8 pessoas.
Assim sendo, aqui fica a receita da massa que uma amiga me deu há imenso tempo, e que é igual a tantas outras que encontramos na net, na quantidade que fiz:

1 Kg de farinha,
75 g de fermento de padeiro,
8 dl de água morna,
6 colheres de sopa de azeite,
sal q.b

Desfiz o fermento na água morna e juntei um pouco de farinha. Deixei levedar 15 minutos. Juntei a restante farinha e o sal e o azeite. Misturei tudo muito bem até obter uma massa fofa que se despegava da tigela. Podemos juntar mais farinha até ficar com a consistência que desejarmos. Depois deixei na tigela, cubri com um pano e deixei levedar durante uma hora.

Deixo-vos também a receita do molho de tomate:

1 lata de tomate pelado,
1 cebola média,
2 dentes de alho,
Sal,
Polpa de tomate,
azeite,
oregãos.

Fiz um refogado com a cebola e os dentes de alho num pouco de azeite. Quando a cebola alourou, juntei o tomate pelado cortado em pedacinhos e deixei levantar fervura. Temperei com sal e oregãos e adicionei um pouco de polpa de tomate. Deixei cozinhar em lume brando durante cerca de 20 minutos e no final passei tudo com a trituradora (a da sopa) para que o molho ficasse uniforme.

Depois de tudo isto pronto, estendi a massa no tabuleiro e cobri com o molho de tomate.
Quanto ao recheio pode colocar-se o que se quiser. Em metade da massa coloquei queijo mozzarela ralado, ananás, delícias do mar e courgette. Na outra metade coloquei linguiça, salsicha, courgette e queijo mozzarela ralado por cima.
Ficou boa e saborosa mas o facto de a massa ter ficado tão alta não me agradou muito...

(clickar na imagem para aumentar)

5 comentários:

Babette disse...

Muito bem para estreia!
está com um aspecto caseirinho fenomenal!
Babette, do blog "A Festa de Babette"

Abelha Maia disse...

Humm o meu filho ia gostar-
Bem caseira.
bjsss

Sandra disse...

Normalmente só faço 400g de farinha ( com a ajuda da MFP) e dá para 2 pizzas médias.

Mas para 1ª vez tem cá uma aspecto apetitoso!.

Bjs

viviane disse...

Olá

Tudo bem com você?

Eu sou a Viviane Cavalcante, do Cyber Cook. Estou lhe escrevendo para dizer que o Cocktail de Receitas será citado em nossa sessão recem criada chamada "Aqui tem Comida da Boa", onde nossa equipe irá regularmente fazer a indicação de blogs que tratam sobre culinária e que tenham a qualidade necessária para que possamos indicá-los aos nossos visitantes.

Para nós é um grande prazer poder realizar esta indicação, pois só assim atingimos nosso objetivo principal que é divulgar a culinária de boa qualidade para todos na web.

Caso você deseje colocar o selo em seu blog, acesse este link e cole o código do selo escolhido em seu blog. Lembre-se que este endereço é exclusivo para o seu blog, pois nele tem o link que aponta para a página do Cyber Cook que está a indicação.

Parabéns e, qualquer dúvida, entre em contato comigo direto pelo Suporte Cyber Cook, sem problemas.

moranguita disse...

de facto pizza com massa alta tambem naoi gosto muito
mas para primeira vez correu bem
beijinhos

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Cozinha - O Coração da Casa - www.wook.pt
Pronto a Comer - www.wook.pt
Ingrediente Secreto - www.wook.pt
Em 30 Minutos com Jamie Oliver - www.wook.pt