quarta-feira, 14 de abril de 2010

Rancho dos pobres à moda da Bisavó S.

Esta receita foi-me ensinada pela avó do meu marido, que é a bisavó do meu filho, e como não sabia que nome lhe havia de dar, ficou o que está no título porque é o mais popular para comidas deste género (que enchem e que se fazem com poucos ingredientes) mas não sei se será o mais correcto. Foi a primeira vez que fiz este cozinhado, com os ingredientes comprados e dados pela bisavó S., uma vez que me quis passar esta receita porque o meu marido (seu neto) adora este prato.
Assim sendo, refoguei em azeite uma cebola média picada e quando esta alourou coloquei no tacho (grande, como convém) um chouriço inteiro cortado às rodelas bem como cerca de meio quilo de toucinho crú cortado aos pedaços (em género fatia grossa). Quando tudo alourou, juntei ao preparado cerca de seis batatas pequenas/médias cortadas aos cubos, temperei tudo com um pouco de sal (não muito porque o toucinho já é salgado) e depois adicionei água suficiente que tapasse tudo e que chegasse para cozer as batatas e a carne. Deixei cozer tudo durante cerca de vinte/vinte e cinco minutos e não adicionei mais água porque a que tinha chegava para deixar um pouco de molho. Juntei no final, uma lata grande de feijão manteiga (já cozido) e rodelas de farinheira que também já estava cozida. Quando tudo ferveu, apaguei o lume e estava pronto.
Ficou saboroso mas é um prato que enche muito, para além de render imenso e nós éramos só três a comer. Ainda repeti um pouco, o maridão comeu uns três pratos e o filhote também gostou.
A repetir em dias frios de Inverno...


3 comentários:

Anabela disse...

Gosto muito de rancho,adoro as comidas tipicas,uma delica que ficou,bjs

PratosdaBela disse...

Muitop bom...
Jinhos fofos

Isaura disse...

Adorei o Blog!!! Vou adiciona-lo à minha listinha.

http://casadaisaura.blogspot.com

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Cozinha - O Coração da Casa - www.wook.pt
Pronto a Comer - www.wook.pt
Ingrediente Secreto - www.wook.pt
Em 30 Minutos com Jamie Oliver - www.wook.pt