sábado, 15 de outubro de 2011

Bacalhau Espiritual...

Acho que há anos que tenho esta receita da qual existem as mais diversas versões sendo que o próprio Bacalhau é um ingrediente propício a formas muito diferentes de ser cozinhado.
Esta foi então mais uma receita para juntar a todas as que já fiz com Bacalhau e foi muito apreciado cá em casa, tanto que o filhote comeu toda a porção que lhe foi colocada no prato sem reclamações por causa da cenoura, da cebola e do alho...
Mas para fazer este Bacalhau Espiritual comecei por cozer quatro postas do Bacalhau (médias/altas) que posteriormente desfiei.
Num tacho grande coloquei uma cebola média picada e quatro dentes de alho picados. Adicionei um pouco de azeite, coloquei o Bacalhau, reguei com mais um pouco de azeite e juntei uma cenoura média/grande ralada.
Juntei também duas folhas de louro e levei tudo ao lume para alourar (mais ou menos 5/10 minutos). Nessa altura juntei cerca de 0,5 Lt de água quente, deixei ferver, fui sempre mexendo e envolvendo tudo e adicionei o miolo de uma Broa de Milho (+- 400 gramas).
Mexi novamente e deixei cozinhar por mais 5 minutos e apaguei o lume.
Deitei tudo num tabuleiro de ir ao forno e como não tinha queijo ralado, adicionei um pacote de natas por cima do refogado do Bacalhau e da Broa, tendo juntado depois uma camada de pão ralado com alho e salsa.
Levei ao forno, previamente aquecido, durante cerca de 35/40 minutos a 200º.
Ficou muito saboroso e apetitoso e foi acompanhado com uma salada de alface, tomate e coentros.
Fica ainda a dica relativamente à côdea que sobrou da Broa de Milho. Nos últimos cinco minutos em que o Bacalhau esteve no forno, juntei as côdeas para tostarem e ficaram uma espécie de tostas de pão de milho super apetitosas. Juntámos manteiga e ficaram uma delícia, um verdadeiro pitéu...



3 comentários:

Flokinhos de Lã disse...

ola

ja a algum tempo que sou sua seguidora!

e hoje com esta receita ainda fiquei mais fã!

prometo voltar! ja contribui tb nas publicidades da sempre geito :)

http://flokinhosdela.blogspot.com/

Luisa Alexandra ♥ disse...

Parece delicioso!

Carla disse...

Bacalhau é bom e todo mundo gosto não importa o jeito né?!
Ótima receita.

Grande beijo
http://dulce-sugar.blogspot.com

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...