domingo, 15 de janeiro de 2012

Bolo de Marmelada

Ontem no supermercado tive uma espécie de "impulso" para comprar uma caixa de marmelada porque é algo que não é muito usual na nossa alimentação diária.
De repente lembrei-me dum bolo de Marmelada que a minha ama, a senhora que tomou conta de mim dos 3 meses até à adolescência, e que foi como uma avó, costumava fazer.
Eu guardei a receita mas com as nossas mudanças para o Oeste suponho que esteja ainda guardada algures nalguma caixa ainda por arrumar pelo que tive que pesquisar na net uma receita 'parecida' ainda que não seja bem a mesma coisa... E a L. já não está entre nós há quase dois anos...
Ainda assim esta receita que encontrei foi a que me pareceu mais semelhante ao bolo que a L. fazia mas um dia quando encontrar a receita original irei colocá-la aqui...
Para a próxima também já sei que posso fazer este bolo numa forma mais pequena, e com buraco de preferência, porque o bolo ficou muito baixinho.
Para o Bolo de Marmelada precisei de:
- 200gr de Marmelada ,
- 100gr de Açúcar,
- 100gr de Manteiga amolecida (quase liquida),
- 4 Ovos,
- 175g de Farinha ,
- 1 colher sobremesa de Fermento em Pó.

Para preparar o o bolo:
Untei uma forma com margarina e polvilhei-a com farinha,  e entretanto liguei o forno a 200ºC.
Cortei a marmelada em pedaços numa tigela coloquei o açúcar com a manteiga quase liquida e bati com a batedeira até fazer creme, juntei as gemas e bati novamente até o creme ficar fofo.
De seguida juntei a marmelada e voltei a bater com a batedeira mais um pouco até a marmelada começar a desfazer (não desfazer a marmelada na totalidade).
Misturei a farinha com o fermento e juntei ao preparado anterior envolvendo bem primeiro com a colher de pau e depois de novo com a batedeira para ficar bem misturado.
Por fim bati as claras em castelo e envolvi cuidadosamente com a massa.
Deitei na forma e foi ao forno a 200ªC durante cerca de 30minutos.
Ficou muito simples mas muito apetitoso com o leve sabor da Marmelada... Por instantes regressei à minha infância e às memórias felizes que guardo comigo daquela que foi uma verdadeira avó para mim e que tanto me ensinou...


5 comentários:

Diogo Marques disse...

Deve ser bem bom! Adoro marmelada :)

Just Me disse...

Parece delicioso! Um dia destes vou experimentar! ;)

Isabel Salvador disse...

E ficou muito bem amiga....espero ver o outro, depois avisa....bjokitas

Luisa Alexandra disse...

O teu bolo ficou com um interior tão bonito!

Jo Andrade disse...

bom dia, nao tenho lembranca de ouvir falar de bolo de marmelada, mas deve ser muito bom.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Cozinha - O Coração da Casa - www.wook.pt
Pronto a Comer - www.wook.pt
Ingrediente Secreto - www.wook.pt
Em 30 Minutos com Jamie Oliver - www.wook.pt