quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Carne de Vaca Assada à moda da minha mãe

Não gosto muito de carne de vaca mas esta receita da minha mãe sempre me agradou.
Esta foi a primeira vez que fiz esta carne e para tal comprei um naco de carne de vaca para estufar (cerca de 1 Kg).
Primeiro cozi a carne num tacho com água e sal durante meia hora.
Depois, retira-se a carne do caldo e à parte barra-se com colorau, alho, sal e louro e coloca-se com duas ou três cebolas a marinar em azeite e um pouco de margarina e um pouco de salsa por cima.
Deixa-se corar um pouco num tacho com todo este preparado e a carne e acrescenta-se um pouco de vinho branco. Para a carne ficar mais saborosa, deitar três ou quatro conchas do caldo em que a carne foi cozida e deixar estar ao lume durante quinze/vinte minutos. Está pronta quando a carne estiver dourada. Fica óptima com imensa cebola (eu adoro assim) e é acompanhada com o se quiser: arroz branco, esparguete simples, batata frita, etc.

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

O bolo de anos, para a creche

Tal como prometido aqui está a foto do bolo que fiz para o filhote levar para a creche. Fiz um simples bolo de iogurte mas com mais porções e com missangas decorativas e gomas por cima.
No entanto, o bolo ficou um pouco 'inclinado' e abriu um pouco no cimo :(
Para mim não estava a 100% mas o filhote adorou até porque me ajudou enquanto o fazia...


segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Por cá cantam-se os parabéns...

O meu filho faz 3 anos hoje e como tal é dia de comemoração!
Fiz um bolo (de iogurte) para levar para a creche e enfeitei-o para ficar cheio de cor. Quando tiver as fotos coloco-as aqui :)
Parabéns filhote, adoro-te...

sábado, 10 de outubro de 2009

Moussaka

Esta receita é uma das últimas que aparecem naqueles folhetos do Pingo Doce.
Comece por picar uma cebola e dois dentes de alho finamente. Leve-os a alourar em azeite. Suba o lume para o máximo e junte a carne picada (500 gr, de vaca), mexendo-a para que salteie. Adicione o tomate em cubos - usei uma lata - (e aqui também acrescentei uma courgette às rodelas), baixe o lume e deixe refogar suavemente. Tempere com sal, pimenta e oregãos. Entretanto, corte as beringelas em lâminas e cubra com elas o fundo de um tabuleiro de forno (que eu barrei previamente com margarina para as beringelas não se 'colarem' ao fundo do tabuleiro).
Deite, por cima, uma parte da carne. Repita o processo mais 2 vezes. Por fim, cubra tudo com o molho bechamel e polvilhe com queijo e pão ralado. Leve ao forno (pré-aquecido a 180ºC) durante 40 minutos.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...