sábado, 17 de dezembro de 2011

Peixe-Gato no forno com molho de Espinafres e Cogumelos

Esta receita foi assim uma inspiração momentânea e espontânea para um quilo de filetes de Peixe-Gato que tinha no congelador e que não sabia bem o que lhes fazer, para além dos pratos 'habituais'...
Assim sendo, temperei préviamente os filetes com sumo de limão, pimenta e sal. Deixei a marinar durante cerca de duas horas.
Num tacho levei ao lume, em azeite, uma cebola média cortada às tiras, quatro dentes de alho cortados, cogumelos laminados (uma lata pequena), espinafres picados (dos congelados: três "doses") e um bocadinho de margarina. Fui sempre mexendo até tudo alourar e juntei um pouco de leite e um pouco de pão ralado com alho e salsa. Mexi e deixei ferver por forma a que o molho engrossasse um pouco.
Entretanto coloquei os filetes num tabuleiro de ir ao forno e por cima deitei o molho. Juntei mais um pouco do pão ralado com alho e salsa e levei ao forno a gratinar durante cerca de 40 minutos a 200º.
Ficou muito bom e apetitoso até porque o Peixe-Gato tem os filetes mais 'altos' do que os filetes de Pescada. É um peixe mais carnudo e suculento.
Acompanhámos com Arroz de Cenoura e ainda sobrou para outra(s) refeição.


sábado, 3 de dezembro de 2011

Bolo de Ananás invertido da Nigella

Este Bolo de Ananás Invertido começou por me chamar a atenção num episódio das "Donas de Casa Desesperadas" em que a Gabrielle tentava "provar" ao marido que conseguia e sabia fazer este bolo quando, na verdade, tinha o telemóvel ligado (sem que o marido se apercebesse disso) e seguia as instruções da Bree... Claro que o bolo saíu muito mal e eu fartei-me de rir com aquilo.
Entretanto, passado uns tempos, eis que me deparo com a Nigella a fazer este bolo e a minha curiosidade aumentou e tomei nota da receita. No entanto, só agora, e já decorrido bastante tempo desde a minha intenção em fazer este bolo o coloquei em prática.
Baseei-me na receita original da Nigella mas fiz o bolo "à minha maneira" alterando algumas quantidades dos ingredientes.

Ingredientes:
  • Margarina para untar,
  • 2 colheres de sopa de açúcar,
  • 6 fatias de ananás, mais 6 colheres de sopa do sumo,
  • Cerejas/frutas cristalizadas, 
  • 200 gr de farinha,
  • 1 colher de chá de fermento,
  • 1/4 colher de chá de bicabornato de sódio,
  • 100g manteiga,
  • 200 gr açúcar em pó, 
  • 3 ovos,
  • 1 chávena de chá de leite.
Confeção:
  1.  Pré aquecer o forno a 200°C. Untar a forma de bolo, sem buraco, com margarina.
  2. Espalhar as duas colheres de sopa com açúcar no fundo da forma untada, e depois colocar as fatias de ananás em forma de circulo.
  3. Colocar no meio de cada fatia de ananás uma cereja cristalizada e/ou fruta cristalizada e depois colocar nos espaços entre cada fatia.
  4. Misturar e envolver a farinha, o fermento, os ovos, o bicabornato de sódio, o leite e colocar as colheres de sopa do sumo do ananás para diluir um pouco a massa.
  5. Colocar a massa cuidadosamente sobre as cerejas cristalizadas e as fatias de ananás,
  6. Levar ao forno durante 30 minutos,
  7. Para retirar o bolo da forma utilizar uma espátula ao redor do bolo, colocar um prato por cima e desenformar.
Depois de ter desligado o forno, deixei lá o bolo durante cerca de 20 minutos e só depois o desenformei. Ficou muito apetitoso, fofo e volumoso com um leve sabor do ananás misturado com os pedaços das fatias do ananás... O Bolo saíu tão "direitinho" e "perfeitinho" - é que neste tipo de receitas geralmente sai-me tudo mal... - que só me apetecia mesmo mostrá-lo 'ao mundo' e aqui está ele...!
:D



    LinkWithin

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...