domingo, 28 de fevereiro de 2010

Biscoitos de Limão e Canela

Esta é mais uma receita que tinha no meu caderno e que tinha algum 'receio' de fazer pois nunca fiz biscoitos com medo que não ficassem bem.
Estes ficaram bons mas nada de especial porque me distraí com o tempo da cozedura e por pouco não se queimavam. De qualquer forma, ficaram saborosos e acho que da próxima vez já estarei mais preparada para que os biscoitos fiquem melhores.
Assim sendo, e para cerca de 20 biscoitos médios usei:
- 8 colheres de sopa de farinha de trigo,
- 6 colheres de sopa de açúcar,
- 2 colheres de sopa de manteiga,
- sumo de 1 limão,
- 3 colheres de chá de canela em pó,
Derreti a manteiga no micro-ondas e juntei todos os ingredientes. Mexi e envolvi tudo até obter uma massa homogénea e consistente.
Entretanto liguei o forno a 200º.
Untei uma forma com margarina e farinha e coloquei a massa como quis, fiz círculos com uma chávena de café e bolinhas com uma colher de gelado mas cada pessoa pode fazer como lhe der mais jeito. Como digo, e devido à minha inexperiência em biscoitos, estava "à aventura"...
Levei ao forno durante aproximadamente 15 minutos o que foi tempo a mais. Para a próxima já sei que 10 minutos são suficientes.
(Como vem sendo habitual, tive a preciosa ajuda do meu filho).

sábado, 27 de fevereiro de 2010

Salada de Atum com Feijão Frade

Aqui está um prato muito simples que faço habitualmente porque não dá trabalho nenhum e porque é muito saudável. Para além disso, o filhote come muito bem o feijão frade bem como os restantes legumes todos misturados.
Para dois adultos e uma criança faço esta salada com três latas de atum às quais escorro previamente o óleo.
Num tacho com água levo ao lume dois ovos, três batatas pequenas, uma cenoura média e seis tiras de feijão verde que deixo cozer durante 20 minutos.
À parte tenho o feijão frade, já cozido, num frasco, que irei juntar ao que está no tacho a cozer quando tudo estiver quase cozido para deixar ferver. Depois de ferver apago logo o lume.
Quando tudo estiver cozido e escorrido junto ao atum que já tinha colocado numa tigela média. Tempero com azeite e vinagre de sidra e junto um pouco de maionese.
À parte, para quem quiser e gostar, tenho cebola picada num prato bem como ervilhas de lata que já estão cozidas. Quem gostar pode juntar a cebola picada e as ervilhas à salada (que é o meu caso já que nem o marido nem o filho gostam de ervilhas...).
É muito simples e fica muito saboroso!

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Sopa de vários Legumes

Faço tantas sopas e não tenho por hábito colocá-las aqui sendo uma parte tão importante e saudável na nossa alimentação, principalmente desde que me decidi a perder peso.
Hoje fiz uma panela enorme de sopa que ficou óptima e por isso mesmo desta vez não me esqueci de a colocar aqui.
Numa panela coloquei dentro de água 3 batatas médias, 350 gramas de abóbora, 2 cenouras médias, 1 nabo, 1 courgette média, 1 dente de alho, 1 cebola pequena e metade de um pacote de legumes preparados para sopa à venda no Pingo Doce que continha couve, cebola, alho francês e cenoura.
Acrescentei um pouco de sal e um pouco de azeite. Deixei cozer durante 20 minutos em lume médio/forte, triturei tudo e acrescentei para cozer na panela o resto do pacote de legumes já preparados (e desfiados/cortados) para sopa bem como um pouco de grão que tinha sobrado do almoço.
Ficou óptima e rendeu imensa sopa para comermos durante a semana ao jantar.


Rolo de Carne no Forno

Comprei o Rolo de Carne já feito no Pingo Doce, recheado com queijo e fiambre. Bem sei que o poderia fazer em casa mas assim poupei imenso tempo e trabalho...
Assim, coloquei o Rolo numa travessa de ir ao forno, quase do tamanho do Rolo, onde tinha colocado um pouco de azeite no fundo e por cima temperei-o com alho em pó, um pouco de sal de mesa (porque o grosso, de cozinha, se iria notar nesta carne picada), um pouco de polpa de tomate e margarina aos pedaços por cima da polpa e do Rolo de Carne.
Deixei estufar no forno durante meia hora a 200º e depois acrescentei um pouco de vinho branco e fui molhando o Rolo com o próprio molho. Deixei cozinhar no forno durante mais 15 minutos a 250º.
Ficou óptimo! O queijo saíu um pouco mas só num dos lados do Rolo, cortei-o às fatias com uma faca eléctrica e gostei do facto de se manter uniforme e consistente, sem se desfazer e sem o queijo a sair por todos os lados como já me aconteceu com alguns Rolos que comprei no Modelo e que até traziam uma rede, ao contrário deste do Pingo Doce.
Recomendo vivamente e cá por casa ficámos fans.
Acompanhei com arroz branco e batata frita.

(clicar na imagem para aumentar)

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Bolo de Natas


Este bolo é muito simples e fui buscar a receita aqui.
Gostava de ressalvar o facto de me ter enganado e não ter batido as claras em castelo. Juntei os ovos inteiros mas o bolo ficou saboroso e fofo na mesma, sendo que tive a ajuda do meu filhote.
Ficou leve e muito agradável.

Ingredientes:

2 pacotes de natas,
3 chávenas (chá) de açúcar,
2 chávenas de farinha,
6 ovos,
4 colheres (chá) de fermento.

Confecção:

Batem-se as natas com o açúcar, adicionam-se as gemas, a farinha misturada com o fermento e por fim as claras em castelo.
Vai ao forno em forma untada e polvilhada com a farinha cerca de 40 minutos a 200º.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Massa com Camarão

Este prato foi feito pela minha mãe nos dias de Carnaval que passou connosco. Também costumo fazer massas com peixe e camarão mas esta tinha um gostinho diferente, se calhar porque não fui eu que cozinhei, se calhar porque foi a minha mãe a cozinhar com o seu toque especial.
Levar a refogar num tacho com azeite cebola, alho e louro. Quando tudo alourar colocar um pouco de água quente e adicionar um pouco de polpa de tomate.
Deixar ferver um pouco e acrescentar a água onde se cozeu previamente meio quilo de pescada com um pouco de sal.
Quando voltar a ferver, colocar a massa (neste caso um pacote de massa de cotovelos grossos, 500 gr) juntamente com o camarão e deixar cozer tudo.
Quando nos apercebemos que a massa está quase cozida (cerca de dez minutos), adiciona-se um pouco de piri-piri (a gosto), um pacote de delícias e a pescada devidamente desfiada e arranjada (sem peles e sem espinhas).
Deixar levantar um pouco de fervura e colocar coentros e salsa por cima de tudo.
Ficou tão bom e apetitoso que quase toda a gente cá em casa repetiu duas vezes (!!!).

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Três anos de cozinhados...

E foi há 3 anos que iniciei este blog quase por brincadeira e por uma questão de organização pessoal das receitas que tinha. Estava de licença de parto e tinha perdido muita da vontade que tinha de cozinhar e ao escrever sobre os cozinhados que ia fazendo, foi também uma forma de me tentar animar a mim mesma e buscar inspiração para novas experiências e comidas.
Nunca pensei que este blog durasse tanto tempo e muito menos que tivesse tanta gente interessada em o ler e acompanhar, basta ver o número de seguidores que foi (é) uma autêntica surpresa para mim.
Gostava de ser mais regular nas receitas que coloco mas nem sempre 'calha' a tirar fotografias ao que cozinho e só coloco aqui comidas com fotos...
Portanto, a todos vocês que acompanham este Cocktail de Receitas o meu muito obrigado.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Bolo de Coco

Tinha esta receita anotada algures e já nem sei de onde a retirei e como a achei muito simples, decidi fazer este bolo de coco no Domingo à tarde. O meu filho, o meu enteado e o pai adoraram e eu, infelizmente, também...
Assim, misturei 5 ovos com uma chávena de açúcar e mexi bem. Acrescentar depois meia chávena de óleo, 150 gr de coco ralado, duas chávenas de farinha e uma colher de chá de fermento.
Por fim, adicionar uma chávena de água quente e envolver tudo muito bem.
Colocar a massa numa forma untada e polvilhada e levar ao forno durante 30/40 minutos a 200ºC.
Ficou um pouco húmido o que lhe deu uma textura muito apetitosa :)



sábado, 6 de fevereiro de 2010

Camarões "da Nigella"


Vi esta receita num dos programas da Nigella Lawson e como cá em casa adoramos camarões e mariscos, decidi experimentar esta versão.
Refoguei em azeite uma cabeça de alhos picada grosseiramente com algumas malaguetas picadas.
Juntei o camarão que temperei com sal (a gosto) e depois de deixar refogar os camarões durante cerca de 5 minutos, acrescentei um pouco de vinho branco. Deixei cozinhar durante cerca de 15 minutos e um pouco antes de apagar o lume juntei salsa picada.
Os camarões ficaram muito apetitosos mas estavam demasiado picantes. Para a próxima reduzo a quantidade de malaguetas.
Mas lá que estavam muito apetitosos, estavam! Digamos que são camarões para adultos porque para as crianças são algo "pesados" devido ao picante...

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Massa ('Penne') gratinada

Levei a refogar em azeite e cebola rodelas finas duma Courgette. Quando amoleceu juntei uma caixa de pedacinhos de Bacon e três bifes de Perú que cortei previamente aos bocadinhos (tinham sobrado do dia anterior em que os tinha grelhado). Juntei ainda um pouco de leite para deixar tudo cozinhar um pouco durante cerca de 10 minutos.
Quando tudo 'alourou' juntei tomate aos pedaços e deixei refogar durante cerca de mais 10 minutos.
Quando o molho secou adicionei água até metade do tacho e assim que esta ferveu juntei 250 gr de massa 'Penne' (metade dum pacote que é por norma de 500 gr) e deixei a massa cozer durante 10 minutos.
Entretanto liguei o forno a 200º para ir aquecendo e quando a massa estava cozida deitei o preparado numa travessa (sem o molho que estava no tacho) e coloquei por cima queijo 'mozzarela' ralado. Aumentei a temperatura do forno para 260º e deixei gratinar durante 15 minutos.
No caso do forno não estar aquecido, convém deixar gratinar durante cerca de 25/30 minutos.
Foi mais uma forma de aproveitar comida que sobrou e estava muito apetitoso.


(clicar para aumentar)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...