domingo, 20 de junho de 2010

Bacalhau gratinado com Batatas e Azeitonas

Fiz esta receita um pouco inventada porque tinha postas de Bacalhau no congelador que nós não gostamos muito de comer 'simples': cabeças, rabos e postas mais finas.
Assim sendo, decidi meter mãos à obra para aproveitar o Bacalhau que estas postas tinham e decidi cozer tudo para depois o desfiar.
Entretanto, fritei cerca de seis batatas médias cortadas às rodelas grossas e reservei.
Num tacho coloquei uma cebola média picada e uma cabeça de alhos picados e deitei azeite por forma a que cobrisse tudo. Refoguei um pouco e juntei o Bacalhau previamente desfiado. Deixei tudo ao lume cerca de dez minutos e juntei um pouco de leite quando estava quase tudo seco.
Ao Bacalhau no tacho juntei as batatas previamente fritas, mais um pouco de leite e metade de um frasco de azeitonas verdes sem caroço. Envolvi tudo calmamente para que as batatas não se partissem, juntei um pouco de molho béchamel e quando tudo estava envolvido deitei numa travessa de ir ao forno.
Por cima deitei o resto do molho béchamel e um pouco de pão ralado com alho e salsa. Entretanto coloquei, também, as restantes azeitonas e levei ao forno a gratinar durante cerca de meia hora a 200º.
Como se pode ver na foto em baixo do lado direito, tive a ajuda preciosa do meu filho a colocar as azeitonas por cima do bacalhau e das batatas.
Este prato parece ter tido um gostinho mais especial porque cozinhei, pela primeira vez, batatas semeadas por nós na nossa horta e porque foi uma espécie de invenção para acabar com os "restos" de bacalhau que enchiam o congelador...
:)

1 comentário:

moranguita disse...

uma invençao sim mas que eu adorei linda
beijinhos

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Cozinha - O Coração da Casa - www.wook.pt
Pronto a Comer - www.wook.pt
Ingrediente Secreto - www.wook.pt
Em 30 Minutos com Jamie Oliver - www.wook.pt