domingo, 18 de julho de 2010

Bolo de Aniversário de Chocolate

Fui buscar a receita e a inspiração para fazer este bolo ao blog As Minhas Receitas mas, por falta de tempo, não fiz nem comprei a pasta de açúcar pelo que aqui fica a minha adaptação à receita original que pode ser lida aqui.
Assim sendo, aqui está a receita do meu primeiro bolo de aniversário, o que me deixou algo nervosa na sua confecção mas, felizmente, ficou muito apetitoso e saboroso. Ao contrário dos bolos de compra que acabam sempre por sobrar e estragar-se no frigorífico, este bolo, que até era grande, durou dois dias para sete pessoas...
Os ingredientes necessários para o bolo e que usei foram:

300gr de farinha com fermento,
8 colheres de sopa de cacau em pó,
350gr de manteiga sem sal,
100gr de açúcar mascavado escuro,
250gr de açúcar,
2 colheres de chá de fermento,
6 ovos,
3 colheres de sopa de leite.
Recheio e cobertura:
1 lata de leite condensado cozido.

Preparação:

Coloquei todos os ingredientes para o bolo numa taça grande e bati com a batedeira até obter uma mistura cremosa que caísse da colher. Juntei mais três colheres de sopa de leite porque a massa me parecia muito consistente e voltei a bater.
Dividi a mistura do bolo por duas formas redondas sem buraco com cerca de 22 cm de diâmentro, previamente untadas e forradas com papel vegetal.
Levei ao forno quente (200ºC) durante cerca de 30 minutos e foi tempo a mais. Para a próxima, deixarei cozinhar apenas durante 25 minutos. Retirei os bolos das formas e deixei arrefecer.
Sobre um dos bolos coloquei o leite condensado cozido espalhando bem, e coloquei o outro bolo por cima. Como sobrou imenso leite condensado, decidi barrar o bolo com o restante leite, e ficou muito bom. Espalhei missangas decorativas, escrevi Parabéns com um lápis de pasteleiro cor-de-rosa (que mal se nota) e coloquei ainda uma placa decorativa a dizer Parabéns e comprei as velas (tudo à venda nos supermercados) porque estava um pouco 'perdida' quanto aos enfeites e à cobertura.
Ficou realmente muito bom e irei repetir este bolo nos próximos aniversários cá de casa, sendo que para a próxima já estarei mais segura relativamente a todo o processo de confecção deste bolo...

4 comentários:

Paulinha disse...

Ficou muito bonito o bolinho!!!

Beijinhos

»¤Þ䵣䤫 disse...

Parabéns Ana, atrasado mais muito sincero, muita saúde, muita paz e muitas alegrias! Seu bolo ficou lindão! Bjos e uma excelente semana!

mamã da princesa disse...

Sim senhora... aspecto apetitoso tem ele!

Bonito e apetitoso!
Pena já não haver...

Beijinhos gulosos

Parabéns, claro, pelo bolo e pelo aniversário.

moranguita disse...

muito bonito :-)
correu muito bem
eu tambem prefiro os bolinhos caseiros aos de compra mas nem sempre da para fazer
beijinhos

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Cozinha - O Coração da Casa - www.wook.pt
Pronto a Comer - www.wook.pt
Ingrediente Secreto - www.wook.pt
Em 30 Minutos com Jamie Oliver - www.wook.pt