sábado, 26 de novembro de 2011

Paloco com delícias do mar no forno

Chamou-me logo a atenção porque efetivamente tinha em casa duas embalagens de Paloco mas esta receita também poderia ser feita com Bacalhau desfiado já que a diferença mal se nota.
Assim, para fazer esta receita para 6 pessoas, numa travessa média, precisei de:
  • 1 embalagem de migas de paloco (mais ou menos 400 gramas), 
  • 150 g de delícias do mar (utilizei cerca de 8 delícias do mar),
  • 2 saquetas de puré de batata,
  • 2 cebolas,
  • 2 dentes de alho,
  • 1 cenoura,
  • 1 alho-francês,
  • 4 colheres (sopa) de maionese, 
  • 4 claras,
  • 1 dl de azeite, 
  • Sal, 
  • Pimenta branca, 
  • Leite meio gordo,
  • Margarina.

Preparação:

Deixar descongelar as delícias do mar, enquanto se descascam as cebolas, os alhos e a cenoura. Limpar o alho-francês, e cortar em rodelas finas, lavar e deixar escorrer. De seguida, cortar a cenoura em pedaços pequenos, picar os alhos e cortar a cebola em meias luas finas.
Colocar ao lume um tacho com o azeite juntamente com a cebola, os alhos e deixar cozinhar até a cebola ficar macia. Adicionar o alho-francês, a cenoura e deixar cozinhar em lume brando durante 5 minutos, mexendo sempre. Juntar as migas de paloco e misturar deixando cozinhar mais 5 minutos. Acrescentar as delícias do mar inteiras e misturar novamente. Adicionar 2 colheres de sopa de maionese. Envolver o preparado e desligar o lume.

Ligar o forno a 180ºC enquanto se prepara o puré como indica a embalagem.
Deitar metade do puré num prato de forno, por cima espalhar  o preparado e, por último, colocar mais uma camada com o restante puré.

Bater as claras em castelo com uma pitada de sal até ficarem bem solidificadas. Juntar o resto da maionese e misturar delicadamente. Deitar por cima do puré e levar ao forno até ficar dourado (mais ou menos 15 minutos).
Ficou muito saboroso e apetitoso :)



sábado, 19 de novembro de 2011

Cubos de Peito de Frango com Ananás em molho de natas e Açafrão

Esta receita saíu assim do nada, foi um momento de inspiração para quatro peitos de Frango que tinha pedido no talho para me cortarem aos cubos.
Já em casa temperei os cubos de frango com sumo de limão, alho em pó e sal. Levei a refogar em azeite e quando alourou  juntei quatro fatias de ananás cortadas aos pedaços e parte do sumo que vinha na lata do Ananás.
Mexi e envolvi tudo e juntei um pouco de Açafrão (a gosto). No meu caso juntei cerca de uma colher e meia de sopa porque adoro o seu sabor e é um mimo para os meus olhos começar a ver a comida a ficar amarela...
Entretanto juntei um pouco de água para que tudo cozinhasse um pouco (mais ou menos quinze minutos em lume brando) e por fim adicionei um pacote de natas light (200 ml). Mexi tudo novamente, deixei engrossar um pouco o molho e estava pronto.
Ficou muito apetitoso e servi com massa - no caso macarrão fino.

domingo, 13 de novembro de 2011

300 Seguidores: obrigada...

Mais um número "redondo" nos seguidores aqui do blog: 300...
E no Facebook já são 411 "gostos" :)
E eu gosto que estejam aí desse lado... Como costumo dizer, é sempre mais um incentivo para continuar por aqui e já lá vão 4 anos e meio...
:)

sábado, 12 de novembro de 2011

Bolo de Chocolate com Doce de Amoras

Andava a apetecer-me um aconchegante bolo de Chocolate agora que o tempo está mais fresco...
Entre tantas receitas disponíveis acabei por fazer esta que no original é com Doce de Framboesas mas eu confesso que prefiro o gosto das Amoras e por isso optei por este último.
Para este Bolo precisei de:
- 200gr de chocolate (tablete),
- 1 frasco de compota de Amora,
- 100gr de farinha,
- 125gr de açúcar,
- 125gr de margarina,
- 4 ovos,
- 1 colher de chá de fermento,
- margarina para barrar,
- farinha para polvilhar,
- açúcar em pó para polvilhar.
Ligar o forno a 180º e barrar uma forma redonda com margarina e polvilhar com farinha.
Partir o chocolate em pedaços, deitá-lo para uma tigela juntamente com a margarina e levar a derreter no microondas.
Separar as gemas das claras.Bater as gemas com o açúcar até duplicarem o volume, juntar o chocolate derretido com a margarina, mexer e envolver tudo, adicionar a farinha e o fermento e misturar tudo.
Por ultimo juntar as claras batidas em castelo e mexer delicadamente.
Deitar na forma e leve ao forno durante 40 minutos.
Retirar e desenformar e deixar arrefecer.
Cortar depois o bolo ao meio e recheá-lo com a compota de Amora.
Polvilhar com açúcar em pó e servir decorado a gosto.
Só posso dizer que fica M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O! São raros os bolos feitos por mim mesma de que eu goste muito mas neste caso adorei o sabor e o doce de Amoras no meio do Bolo... Depois de ter preparado o bolo comi três (!!!) fatias e, confesso, que ainda comia mais... :D
É que fica mesmo saboroso e apetitoso... É um excelente bolo para um lanche, para uma festa, para um convivío, enfim... De certeza que desaparece num instante...!



domingo, 6 de novembro de 2011

Filetes de pescada no forno com natas e cogumelos

Nas minhas pesquisas pela net para encontrar uma forma diferente de fazer Filetes de Pescada, deparei-me com esta receita dos Filetes no forno com Natas e Cogumelos que logo me pareceu apetitosa.
Assim sendo, decidi meter mãos à obra e para 1 Kg de Filetes precisei de:

- 1 cebola média/grande,
- 2 dentes de alho,
- 1 pacote de natas light (200 ml),
- 1 lata média de cogumelos laminados,
- Sal q.b. e/ou, no caso, utilizei o Tempero de Sal que deixa os cozinhados com um sabor diferente e muito apetitoso,
- Pimenta q.b.,
- Noz moscada q.b.,
- Azeite q.b.                  

Coloquei os filetes a marinar, numa travessa, com sumo de limão, um fio de azeite e o tempero de sal. 
Numa frigideira deitei um pouco de azeite e juntei os cogumelos laminados, até alourarem. Deitei as natas e temperei com uma pitada de sal, pimenta e noz moscada. Mexi até engrossar, apaguei o lume e reservei.
Numa travessa de ir ao forno coloquei no fundo a cebola cortada às rodelas e os alhos picados. Por cima deitei um fio de azeite.
Coloquei os filetes por cima, deitei a marinada por cima do peixe e adicionei depois o molho de natas com os cogumelos.
Levei ao forno durante 30 minutos a 175ºC e estava pronto. O peixe ficou ótimo e é mais uma forma diferente de cozinhar os filetes.
Cá em casa todos repetimos.
Acompanhámos com Esparregado de Espinafres mas para o filhote aqueceu-se um pouco de esparguete que tinha sobrado doutra refeição...
Esta quantidade dá à vontade para uma refeição para 4/6 pessoas ou, no nosso caso - dois adultos e uma criança, para duas refeições.


sábado, 5 de novembro de 2011

Bolo de Aniversário do filhote...

No final de Outubro o meu filho fez 5 anos, uma mão cheia de anos...
Como tal, e para levar à sua escolinha para comemorar o aniversário junto dos amiguinhos, decidi fazer o bolo de aniversário de forma simples e apetitosa.
Para tal, fiz um Bolo de Iogurte de Morango com Coco ralado mas dupliquei as quantidades por forma a render um tabuleiro médio de ir ao forno.
Assim sendo, e utilizando o copo do iogurte como medida, para o bolo precisei de:
- 4 iogurtes sólidos de Morango,
- 1 copo com óleo,
- 6 copos com açúcar,
- 8 copos com farinha,
- 8 ovos,
- 1 copo de coco ralado,
- 3 colheres de chá de fermento em pó.

Misturei muito bem todos os ingredientes até a massa começar a fazer "bolhas". Num tabuleiro previamente untado, coloquei papel vegetal, também untado, e deitei a massa.
Levei o bolo a cozer ao forno, a 180º, durante cerca de 30/40 minutos.
Depois do bolo estar cozido deixei-o arrefecer um pouco ainda no forno (15/20 minutos) e depois retirei-o para o desenformar ainda morno.
Como prentendia barrar todo o bolo por fora com Nutella era importante que a massa ainda estivesse morna para que o creme aderisse melhor ao bolo, e assim foi. Para quem é um pouco desajeitada como eu nestas 'artes', até correu tudo bem e o creme ficou muito bem no bolo.
Para finalizar, coloquei por cima muitos Smarties que deram cor ao bolo e que contrastaram com o castanho do creme da Nutella, bem como várias gomas à volta do bolo.
Foram colocadas cinco velas e o filhote e os amiguinhos adoraram o bolo.
Acho que as crianças não mentem e vários coleguinhas me chamaram para dizer que o bolo estava muito bom (!). Ficaram encantados com as cores e sobrou muito pouco bolo ainda que cada fatia estivesse alta e fofa. Alguns amiguinhos repetiram e acho que os adultos presentes também gostaram porque me perguntaram "que bolo era este"...
:)




LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...