terça-feira, 22 de março de 2011

Bacalhau de Abade

Mais uma receita que retirei da revista "Cozinha Semanal", n.º 497, de 10 a 16/03/2011 cujo título é "Bacalhau de Abade" mas quanto a mim é uma versão do famoso Bacalhau à Gomes de Sá.
Tinha no congelador algumas postas de Bacalhau já destinadas a serem desfiadas porque eram finas e da parte da cabeça e do rabo, zonas que não apreciamos no prato. Assim, levei a cozer o Bacalhau em água a ferver e com uma folha de louro. Desfiei as postas (cerca de seis) e reservei.
À parte levei a cozer cerca de oito batatas médias cortadas às tiras (não muito finas) e dois ovos caseiros. Como sabia que ainda iriam ao forno deixei cozer apenas durante 15 minutos por forma a que as batatas não ficassem muito moles.
Numa travessa de ir ao forno reguei o fundo com um pouco de azeite e piquei quatro dentes de alho. Coloquei as batatas cozidas e reguei novamente com um pouco de azeite. Deitei o bacalhau por cima das batatas e temperei novamente com azeite, um pouco de vinagre de sidra e um pouco de pimenta.
Parti os ovos e coloquei-os por cima do bacalhau e levei ao forno a 200º durante cerca de vinte/vinte e cinco minutos por forma a que o Bacalhau não secasse muito mas ainda assim algumas partes ficaram demasiado cozidas.
Quando retirei polvilhei tudo com salsa.
Ficou muito bom e é mais uma forma de cozinhar Bacalhau sem grandes dificuldades e/ou elaborações.


2 comentários:

moranguita disse...

ficou bem tostasdinho que delicia.
nao e um dos meus prstos favoritos mas assim lourinho comia:-)
beijinhos

Lilly disse...

São só coisinhas boas preparadas nessa cozinha! bela receita :)
Beijinhos

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...