quarta-feira, 16 de março de 2011

Sopa com Grão

Costumo fazer esta sopa depois de um fim-de-semana em que comemos Bacalhau Cozido com Grão porque o grão acaba sempre por sobrar e eu não gosto de deitar nada fora. Assim sendo aproveito sempre os restos de grão para fazer esta sopa cuja base é idêntica a tantas outras que faço apenas com pequenas variações.
No caso desta sopa, e como desde que me decidi a emagrecer que reduzi consideravelmente o consumo de batatas, inclusivé nas sopas, utilizei apenas duas batatas grandes às quais juntei uma cebola média descascada, um dente de alho, seis cenouras médias, uma courgette (com casca) e cerca de seis folhas grandes de couve sem os talos.
Lavei tudo muito bem e levei a cozer em água, numa panela, em lume médio durante cerca de vinte minutos temperada com um pouco de sal. Quando todos os ingredientes cozeram adicionei uma colher de sopa de grão e triturei tudo. Juntei um pouco de massinhas (no caso pevides) e levei a cozer durante dez minutos em lume baixo. Apaguei o lume e juntei o resto do grão, adicionei mais um pouco de sal, juntei um pouco de azeite, envolvi tudo e a sopa estava pronta. Ficou óptima e é mais uma ideia para aproveitamente de restos.

3 comentários:

moranguita disse...

eu adoro sopas com grao.
esta uma delicia.
beijinhos

Raquel Alabaça disse...

Antigamente detestava sopa de grão, agora já como e se levar uns espinafres melhor me sabe :-)

Eu abdiquei da batata na sopa, substituo por courgetes.

Bjs

Anónimo disse...

Uma verdadeira delícia! :))

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Cozinha - O Coração da Casa - www.wook.pt
Pronto a Comer - www.wook.pt
Ingrediente Secreto - www.wook.pt
Em 30 Minutos com Jamie Oliver - www.wook.pt