terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Lombo assado com Farinheira

Gosto muito de fazer o Lombo de Porco como a minha mãe me ensinou mas para variar um pouco decidi rechear um Lombo com uma Farinheira que tinha no frigorífico com o prazo a expirar.
Para rechear um lombo médio, lembrei-me de utilizar um descaroçador de maçãs para fazer um buraco no meio do lombo. No entanto, por forma a que todo o lombo ficasse 'furado' não tive força suficiente para empurrar o descaroçador pelo que recorri à força do homem cá de casa e prontamente o meu marido conseguiu que o Lombo ficasse com uma espécie de 'tubo' no meio pronto a ser recheado.
Posto isto, retirámos a pele à Farinheira crua e colocámo-la, aos pedaços, dentro do lombo.
De seguida, deitei um pouco de azeite no fundo de um tacho onde coloquei o Lombo e o temperei com vinho branco, alho em pó, sal, um pouco de pimentão e duas folhas de louro partidas aos pedaços. Adicionei ainda duas cebolas pequenas partidas em quartos, um pouco de margarina e deixei estar assim durante uma tarde.
Levei ao lume até ficar com um ar frito durante cerca de dez minutos, fui virando o lombo e por fim adicionei água de forma a tapar o lombo para este ficar cozinhado. Deixei ao lume durante cerca de meia hora e quando o molho estava quase seco e o Lombo com um ar dourado estava pronto.
Saíu um pouco da Farinheira nas pontas do Lombo mas isso até ajudou a que o molho da carne ficasse mais saboroso e grosso.
Entretanto retirei o lombo do tacho e cortei-o às fatias com uma faca eléctrica e estava pronto a servir numa travessa sendo que servi o molho à parte. Acompanhámos o Lombo que estava muito saboros e macio com um Arroz de Pinhões.

1 comentário:

Dulce Caldeira disse...

Gosto imenso dessa combinação de sabores,o gosto da farinheira enriquece os pratos,
ficou bem apetitoso!
Um beijinho.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Cozinha - O Coração da Casa - www.wook.pt
Pronto a Comer - www.wook.pt
Ingrediente Secreto - www.wook.pt
Em 30 Minutos com Jamie Oliver - www.wook.pt