sábado, 16 de abril de 2011

O Bolo de Limão que era para ter sido de Laranja...

Tinha planeado fazer este Bolo que originalmente era de Laranja. No entanto, e sem esperar, um vizinho apareceu-nos em casa  oferecendo limões do seu limoeiro que, por sinal, são enormes. Alguns são do tamanho de uma meloa e a sua consistência comparada com os limões que tinha comprado no supermercado não têm comparação ainda que os do supermercado sejam lisos, brilhantes e limpos e os limões do vizinho sejam enormes, grosseiros, não brilhem e estejam um pouco sujos... Nada como o que é "caseiro" para apreciar a verdadeira qualidade dos produtos e nada como morar num meio mais rural para ter agradáveis surpresas destas.
Agora que já fiz uma pequena introdução sobre o facto deste bolo ter mudado de citrino, passo à receita que é muito simples e que rende um bolo enorme:
- 3 chávenas de chá de farinha,
- 1 colher de chá de fermento,
- 1 chávena chá de açúcar - para a próxima coloco 2 porque ainda que não seja fã de bolos muito doces, a acidez do limão foi evidente no sabor e o meu filho não gostou...,
- meia chávena de chá de óleo,
- 1 chávena de chá de sumo de limão,
- 6 ovos,
- raspa de 2 limões.

Misturei as gemas com o açúcar e depois de tudo bem envolvido adicionei o óleo e o sumo do limão.
Juntei depois a farinha, o fermento e a raspa dos limões. À parte bati as claras em castelo que adicionei depois à massa.
Liguei o forno a 180º.
Untei uma forma rectangular com margarina e polvilhei com farinha antes de lhe adicionar a massa do bolo que levei ao forno durante 35 minutos.
Ficou muito bom mas pouco doce. Como rende bastante é o ideal para levar para um piquenique ou um lanche.


2 comentários:

Sabores com História disse...

Engraçado ainda ontem fiz um muito parecido a este mas era mesmo de laranja e os ovos só foram 5 mas tirano isso é igual. Eu adorei o meu e de limão vou fazer de certeza, adoro o travo do limão.

moranguita disse...

eu por acaso gosto muitoi de bolos com limao
sao dos favoritso ac por estes lados
beijinhos

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Cozinha - O Coração da Casa - www.wook.pt
Pronto a Comer - www.wook.pt
Ingrediente Secreto - www.wook.pt
Em 30 Minutos com Jamie Oliver - www.wook.pt