domingo, 14 de agosto de 2011

Pastéis de Nata com aroma de Laranja

Vi esta receita de Pastéis de Nata num dos programas do Jamie Oliver que passa actualmente na SIC Mulher e que se chama "Em 30 Minutos com Jamie". Achei piada por ele se referir aos pastéis como uns deliciosos pastéis portugueses sendo que a receita é diferente da original e eu própria fiz estes pastéis à minha maneira.
Sendo assim, comprei no supermercado uma placa de massa folhada que vem enrolada em papel vegetal e é esta massa que aconselho para esta receita porque o papel vegetal dá jeito.
Abri a placa da massa e "borrifei-a" com canela. Voltei a enrolá-la com o papel vegetal para que a canela se 'entranhasse' na massa e depois enrolei-a já sem o papel vegetal. Com uma tesoura de cozinha cortei 12 pedaços da massa que ficaram como podem ver na primeira foto (e que renderam 12 pastéis de nata).
Depois, e com a ajuda do meu filho, achatei esses pedaços de massa por forma a serem colocados nas forminhas de ir ao forno (no caso usei de alumínio que untei previamente).
Levei ao forno a 200º durante 5 minutos e retirei do forno.
Entretanto fiz o recheio: envolvi num pacote de natas (200 ml) a raspa de uma laranja, três colheres de açúcar e uma colher de chá de aroma líquido de baunilha. Deitei o líquido dentro da massa e levei ao forno, também a 200º, durante 15 minutos.
Deixei arrefecer um pouco ainda dentro do forno desligado (cerca de 10 minutos) e retirei do forno para desenformar.
O aroma que percorria a casa era já o sinal de quão saborosos estavam os pastéis que comemos ainda quentes e com canela.
Ficaram óptimos, pouco doces, e com o aroma da Laranja. Melhor dizendo: ficaram deliciosos, muito perfumados e irresistíveis...
ADENDA EM 2011/08/16: Esqueci-me de indicar que o recheio leva também um ovo inteiro. Foi graças à observação da SANDRA e DINIS que reparei em tal facto pelo que peço as minhas desculpas pelo lapso.


8 comentários:

Diogo Marques disse...

Que belos pasteis! Parabens! :)

Luisa Alexandra disse...

Uma sugestão bem gulosa, estão lindos!

Raquel Alabaça disse...

Estão mesmo tentadores.

Bjs

Sandra disse...

Que apetitosos!!! já marchava um ...

O receheio não leva ovos?

bjs

Cocktail de Receitas disse...

SANDRA e DINIS: Muito bem visto! Esqueci-me de indicar que o recheio levava um ovo inteiro!!!
OBrigada por reparares, vou colocar uma nota agora.
Beijinhos!

Just Me disse...

Que bom aspecto! Também ía um agora com um cafezinho...:)

moranguita disse...

eu tambem fiquei a babar quando voi essa receita
ja esta anotadissima
beijinhos e bom fim de semana

Cocktail de Receitas disse...

JUSR ME: é verdade, com um cafezinho sabia mesmo bem ;)

Beijinhos a todas!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Cozinha - O Coração da Casa - www.wook.pt
Pronto a Comer - www.wook.pt
Ingrediente Secreto - www.wook.pt
Em 30 Minutos com Jamie Oliver - www.wook.pt