terça-feira, 16 de agosto de 2011

Lasanha de Farinheira e de Morcela de Arroz

Bem, esta receita andava para ser feita desde que saíu na publicação do LIDL ("Dica da Semana") em 2009 (!!!). Até o Chefe Hernâni Ermida parece mais novo na fotografia da receita mas... isto foi só um reparo feito por piada...
Desta vez experimentei pela primeira vez as placas de massa frescas que neste caso eram 8 pelo que renderam 4 camadas.
Comecei por cozer num tacho com água a ferver, durante cerca de 15 minutos, duas farinheiras e uma morcela de arroz. Retirei-as do tacho e com uma tesoura de cozinha retirei-lhes a pele.
Noutro tacho, com um pouco de azeite no fundo, levei a refogar a morcela de arroz com duas colheres de sopa de espinafres picados congelados. Envolvi tudo e reservei.
Depois untei com um pouco de margarina o fundo de um tabuleiro de ir ao forno. Adicionei um pouco de molho béchamel e coloquei duas placas da massa no fundo.
Voltei a 'untar' as placas com molho béchamel e coloquei por cima uma das farinheiras.
Novamente coloquei duas placas de massa, untei com o béchamel e juntei a morcela de arroz com os espinafres.
Voltei a colocar duas placas de massa, novamente untadas com o molho, juntei a outra farinheira e 'tapei' com as restantes duas placas de massa fresca.
Envolvi e tapei tudo com o molho béchamel e eis que surge um problema: não tinha queijo ralado nem outro queijo que pudesse ser ralado. Sendo assim, e tendo em conta que o único queijo presente em casa era queijo às fatias, lembrei-me de o cortar às tiras e depois aos quadradinhos. Deitei este queijo por cima do molho béchamel e levei ao forno, préviamente aquecido, a 200º durante cerca de meia hora, até alourar/gratinar.
Esta Lasanha ficou muito boa e apetitosa mas um pouco "pesada", talvez devido aos enchidos ainda que cá por casa sejam uma espécie de 'perdição' mas consumidos com moderação...




1 comentário:

Tati disse...

Super diferente essa lasanha!
Parabéns!
Bjs!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Cozinha - O Coração da Casa - www.wook.pt
Pronto a Comer - www.wook.pt
Ingrediente Secreto - www.wook.pt
Em 30 Minutos com Jamie Oliver - www.wook.pt