sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Gratinado de Salsichas Frescas com Massa e Courgette inspirado no programa "Em Forma na Cozinha - Cook Yourself Thin"

Esta receita foi inspirada num prato que vi no programa "Em Forma na Cozinha - Cook Yourself Thin" e é muito simples de fazer sendo que 'rende' um tabuleiro médio de ir ao forno.
Neste programa ensina-se a cozinhar de forma saborosa mas com menos calorias, até aqui tudo bem, e fazendo com que algumas semanas depois as 'donas-de-casa' a quem ensinaram as receitas tenham perdido peso.
Aqui entram as minhas dúvidas e criticas leves. Não é que não ache possível que se perca peso só por se cozinhar com menos gordura e calorias mas... para quem perdeu 26 quilos como eu, inacreditavelmente sempre a "comer de tudo" mas de forma regrada (reaprendi a comer), sendo acompanhada por uma excelente Nutricionista, sem medicação e afins, e fazendo muito exercicío físico, quando aparecem estas "receitas milagrosas" para se perder peso, fico sempre algo céptica e com dúvidas mas... passemos à receita propriamente dita que é deveras apetitosa.
Para a confecção desta receita utilizei 6 salsichas frescas brasileiras, metade de uma courgette grande cortada às rodelas, um frasco médio de feijão branco já cozido, massa a gosto (no caso utilizei macarrão pequeno) e queijo ralado.
Num tacho levei a refogar as seis salsichas sem a pele com a courgette. Não é necessária mais nenhuma gordura porque as salsichas depressam soltam líquido que serve para a sua cozedura. Temperei com um pouco de sal e deixei cozinhar durante cerca de dez minutos. Nessa altura juntei o feijão branco já cozido, mexi devagar para o feijão não se desfazer e deitei tudo num tabuleiro de ir ao forno.
Entretanto e noutro tacho tinha já cozido cerca de metade de um pacote de macarrão pequeno (+- 250 gramas de massa) que tinha reservado e escorrido a água.
Deitei a massa por cima do preparado das salsichas com a courgette e o feijão e por cima da massa deitei queijo ralado.
Levei ao forno a 180º durante meia hora e retirei quando o queijo derreteu e tudo ficou com um ar gratinado.
É muito bom, dá para duas refeições para dois adultos, um (quase) adolescente e uma criança pequena e fica saboroso e nutritivo.
Só tem a gordura das próprias salsichas e do queijo pelo que é uma forma diferente de levar as crianças a comerem feijão.



(as apresentadoras do programa "Cook Yourself Thin").

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Cozinha - O Coração da Casa - www.wook.pt
Pronto a Comer - www.wook.pt
Ingrediente Secreto - www.wook.pt
Em 30 Minutos com Jamie Oliver - www.wook.pt