domingo, 9 de janeiro de 2011

Petinga Frita

A Petinga (Sardinha muito pequena) não faz parte dos nossos hábitos alimentares porque não gostamos muito e porque peixe frito é algo que também não 'apreciamos' propriamente.
No entanto, há uns tempos atrás, num dos fins-de-semana em que esteve na nossa casa, a minha mãe deixou no congelador esta Petinga que era para ter sido feita por si.
Como não gosto que os alimentos estejam muito tempo no congelador, decidi meter mãos à obra nesta nova aventura que foi a de confeccionar a Petinga frita. Foi o meu marido que a arranjou pois ainda que eu cozinhe (quase) tudo, confesso que arranjar peixe é algo que não me agrada muito, melhor dizendo, não me agrada nada.
Assim sendo, o meu marido retirou a parte da tripa e as Petingas ficaram prontas a arranjar para fritar: foram temperadas com sal, passadas em farinha e fritas em lume médio cerca de cinco minutos, tendo o cuidado de as ir virando até ficarem douradas.
Apesar das reticências iniciais, as Petingas estavam óptimas e souberam muito bem. Até o filhote as comeu, sem espinha, bem como o meu marido. Fazendo parte do meu imaginário infantil, recordo-me da minha mãe "tentar" que eu comesse Petingas e "Jaquinzinhos" e assim sendo comi estas Petingas como o fazia em criança: retirava-lhes a cabeça e o rabo e comi-as inteiras, mesmo com a espinha. E nunca me esgasguei :)
Para acompanhamento, fiz um Arroz de Grelos.


6 comentários:

Andreia disse...

Confesso que também não gosto nada de peixe frito, muito menos o cheiro desagradável com que a casa fica, MAS sem dúvida esta é uma excepção, adoro comer este peixinho tal como tu o comes!

MakingMoney disse...

Confesso que não sou apreciadora deste tipo de peixe... mas esta receita e estas fotos fizeram-me voltar aos tempos de infancia em que a minha mãe fazia este tipo de peixe, exactamente assim... saudades...

akombi disse...

tb nao tenho o hábito de fazer peixe frito cá em casa só eu e a mais nova é que gosta-mos.


quando o peixe é consumido com verduras o cálcio presente é mais fácilmente absorvido, e se for consumido as espinhas mais cálcio ingerimos.....eu como até a cabeça só sobra o rabo (¨,)

mamã da princesa disse...

Ai o que eu gosto de um peixinho frito!!!!
Principalmente da bela da petinga e do bom do jaquinzinho... mas se for pescada marcha na mesma!!!
Gosto bastante, mas é coisa que muito raramente como... 1 ou 2 vezes ao ano! (detesto o cheiro que fica e o fogão fica imundo e o marido dispensa!) E acompanhado com um arrozinho de tomate... hum! que belo almoço!!!
Mas se fosse de grelos não me importava apesar de nunca ter comido, mas acredito que seja bom...
E por falar nisso á meses que não como peixe frito...
Beijinhos grandes

Raquel Alabaça disse...

Gosto bastante, quer de Petinga como de Janquinzinhos, e como tudo, rabo e cabeça inclusivé !! Mas raramente faço, até porque não costumo ver muitas vezes à venda.

Beijinhos

MakingMoney disse...

Uma sugestão... pescada frita em postas fininhas acompanhada de salada russa... hum, acho que vai ser o nosso jantar amanhã...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Cozinha - O Coração da Casa - www.wook.pt
Pronto a Comer - www.wook.pt
Ingrediente Secreto - www.wook.pt
Em 30 Minutos com Jamie Oliver - www.wook.pt