sábado, 29 de janeiro de 2011

Risotto de Camarão (com Delícias e Perca-do-Nilo)

Há imenso tempo que andava para fazer este Risotto de Camarão porque tinha uma embalagem de Risotto por "estrear", porque já tinha feito (e costumo fazer) Risotto de Frango com Espinafres e Espargos e porque queria aproveitar o resto que sobrou do camarão gigantesco que comprámos para o Natal. Na verdade, não gostei muito deste camarão cozinhado precisamente por ser muito grande e achei que seria uma boa opção para outros cozinhados que implicassem camarão descascado já que este 'encolhe' sempre quando é cozinhado desta forma.
Assim sendo, fiz algumas pesquisas na net e inspirei-me aqui não tendo seguido a receita à letra.
Descongelei previamente cerca de 400/500 gramas de camarão muito grande ao qual retirei a cabeça e a casca. Temperei o camarão com sal e pimenta branca q.b. e reservei.
Num tacho grande levei ao lume um pouco de azeite com um pouco de óleo e fritei os camarões até ficarem rosados e com um ar frito.
Retirei os camarões do tacho e reservei.
Na mesma panela onde os camarões foram fritos, com o mesmo azeite e óleo que ficou no fundo, levei a alourar uma cebola pequena picada e três dentes de alho picados. Quando tudo alourou, coloquei duas chávenas de chá de risotto e mexi. Acrescentei uma chávena de chá de vinho branco e deixei evaporar.
Quando o vinho secou, adicionei ao Rissotto o caldo de uma sopa de marisco instantânea feita préviamente (cerca de 750 mls de caldo) e fui mexendo. Temperei com sal e piri-piri a gosto.
Para cozer o Rissotto convém deixá-lo em lume brando, sempre mexendo, durante cerca de 15 minutos. Nos cinco minutos finais, ou seja, quando passaram dez minutos sobre a cozedura, adicionei o Camarão, uma posta de Perca-do-Nilo préviamente cortada aos pedaços (aproveitada do almoço porque tinha sobrado) que é algo opcional. Pode juntar-se qualquer peixe préviamente cozido e desfiado/partido ou deixar o Risotto apenas com o camarão.
Juntei ainda seis delícias do mar porque sei que o meu filho adora e prefere as delícias ao peixe e ao Camarão mas a sua inclusão, tal como a Perca ou outro peixe, é opcional.
Envolvi tudo cuidadosamente e na hora de servir eu e o meu marido juntámos coentros ao Risotto. Os coentros poderiam ter sido adicionados no final da cozedura mas como o filhote não gosta optei por os deixar à parte para nós que gostamos.
Devo dizer-vos que tendo em conta que este Risotto foi feito sem grandes temperos e/ou algum ingrediente especial, estava pura e simplesmente delicioso, fabuloso e saboroso. Diria mesmo que estava divinal. Cá em casa todos repetimos, o filhote adorou o molho/caldo, e estas quantidades dão à vontade para cerca de seis/oito pessoas.
É para repetir muitas mais vezes, sem sombra de dúvida :))

5 comentários:

Dulce Caldeira disse...

Olá Ana Luisa, só posso dizer fantástico!
Beijinhos.

Isabel Salvador disse...

Mas que bom aspecto vou guardar aprendi a gostar de risotto e agora adoroooo,bjokinhass

comidinhas da elsa disse...

Olá
Tem um aspecto divino, vou fazer casa.
Jokinhas

Bichinha disse...

Mas que maravilha, está com boa cara.

Sandra disse...

vou experimentar o de frango e depois este! já há imenso tempo k nao faço risotto!

Bjs

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Cozinha - O Coração da Casa - www.wook.pt
Pronto a Comer - www.wook.pt
Ingrediente Secreto - www.wook.pt
Em 30 Minutos com Jamie Oliver - www.wook.pt